Browsing Dissertações by Title
Now showing items 118-137 of 334
-
Educação a distância na sociedade informática: desafios na formação continuada de professores do ensino básico - projeto ler e viver
(PUC-Campinas, 2008-02-29)A rapidez com que a tecnologia avançou nos últimos anos lança, para os governos e sociedade civil, o desafio de traçar estratégias de educação que estejam em sintonia com os modernos paradigmas de acesso à informação. O ... -
Educação ambiental e educação matemática: uma busca pela interação
(PUC-Campinas, 2016-02-03)A Educação Ambiental, objetivo da Política Nacional de Meio Ambiente desde 1981, foi integrada nas últimas décadas em diversas leis brasileiras, a partir de abordagens multi, inter ou transdisciplinares do ensino. Contudo ... -
Educação ambiental na formação inicial de professores
(PUC-Campinas, 2006-06-09)O objetivo do trabalho é investigar se a inserção da Educação Ambiental é mais adequada se desenvolvida de forma interdisciplinar ou disciplinar no Ensino Superior, em específico nos Cursos de Licenciatura, na perspectiva ... -
Educação de jovens e adultos: uma perspectiva de alfabetização com idosos
(PUC-Campinas, 2009-02-13)O presente trabalho visa compreender porque e como a formação do docente na Educação de Jovens e Adultos pode exercer influência na ação do educador comprometido com a dignidade humana e aprofundar os conhecimentos da ... -
Educação e contemporaneidade – práticas docentes mediadas por novas tecnologias de informação e comunicação
(PUC Campinas, 2021-12-13)Esta pesquisa trata de práticas docentes mediadas por novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC), formulando a seguinte questão de investigação: como docentes do ensino médio, se apropriaram e utilizam NTIC para ... -
Educação e formação humana: desafios para a promoção da autonomia discente
(PUC-Campinas, 2013-02-20)A temática dessa dissertação de mestrado é a questão da autonomia discente, pensada na dimensão da emancipação intelectual dos educandos, como característica fundamental para o bom desenvolvimento das atividades educacionais, ... -
Educação e pobreza: análises a partir das cartilhas, guias e manuais do Programa Bolsa Família (2006-2014)
(PUC-Campinas, 2016-02-24)O Programa Bolsa Família (PTR), criado em 2003, é um programa de transferência de renda federal, em que seus beneficiários devem garantir a frequência mínima escolar de 85% para as crianças entre 6 a 15 anos e 75% para ... -
Educação e política pública: estudo da efetivação do projeto memória e identidade: promoção da igualdade na diversidade (mipid) em uma escola de educação infantil em Campinas (SP)
(PUC-Campinas, 2015-12-11)O presente estudo partiu das inquietações do autor referente às dificuldades enfrentadas para a implementação e cumprimento da Lei 10.639/2003 no âmbito escolar, que redundaram, sobretudo com as seguintes questões: Que ... -
Educação Fisíca escolar como ferramenta de promoção da autorregulação da aprendizagem na infância
(PUC Campinas, 2021-12-16)A presente pesquisa discute o tema Educação Física escolar como ferramenta de promoção da autorregulação da aprendizagem fundamentada na teoria sociocognitiva, em especifico os estudos sobre autorregulação da aprendizagem, ... -
Educação infantil e sustentabilidade
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-21)Realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na Linha de Pesquisa “Formação e Trabalho Docente”, no Grupo de Pesquisa “Formação de Professoras e Práticas Pedagógicas”, ... -
Educação popular no contexto brasileiro: percepções dos representantes de movimentos sociais sobre o Marco de Referência da Educação Popular para as Políticas Públicas
(PUC-Campinas, 2019-02-22)O Brasil, assim como os demais países latinos, tem diversos movimentos sociais, que se ocupam com a construção da educação popular nas regiões de vulnerabilidade e de conflito. Em 2014, foi criado o Marco de Referência da ... -
Educação profissional: a avaliação da aprendizagem e a lógica das competências
(PUC-Campinas, 2011-02-22)A pesquisa procurou identificar e compreender as concepções e relatos das práticas da avaliação da aprendizagem no contexto da Educação Profissional. O campo da pesquisa foi composto pelas Instituições Senai e Senac do ... -
Educação, esfera pública e o agir comunicativo da luta por reconhecimento estudo sobre as ofensas racistas contra o goleiro Aranha
(PUC-Campinas, 2016-12-12)A presente dissertação “Educação, esfera pública e o agir comunicativo da luta por reconhecimento: estudo sobre as ofensas racistas contra o goleiro Aranha” tem por objetivo estudar a relação entre a educação, a esfera ... -
Efeitos do ENADE no curso de Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba (Fatec) – Percepção de Gestores e Professores
(PUC-Campinas, 2019-04-03)Após meio século desde a sua fundação, o Centro Paula Souza é considerado a maior referência do Brasil em Ensino Técnico e Tecnológico gratuito de qualidade. Por essa razão e pelo compromisso com a educação pública de ... -
Egressos do ProUni de uma universidade do interior do Estado de São Paulo do ano de 2008 até o ano de 2016: trajetórias de ex-bolsistas do Programa Bolsa Família
(PUC-Campinas, 2018-02-15)Esta pesquisa analisou a situação de ex-bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) do Governo Federal brasileiro que frequentaram curso de educação superior em uma Universidade do interior do Estado de São ... -
ENADE: para quê e para quem? as finalidades do exame no entendimento de docentes e gestores de pedagogia de uma IES de Campinas (SP)
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-10)Esta dissertação possui Políticas Públicas como temática e como tema o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) tem como objetivo garantir o ... -
Enfermeiro educador, enfermeiro professor : formação e práticas educativas
(PUC-Campinas, 2004-06-28)Este trabalho nasceu da inquietação acerca da formação do enfermeiro para o trabalho educativo. Objetivou verificar os valores atribuídos pelos Enfermeiros à função de educador e docente do profissional de enfermagem. A ... -
Engenheiro-gestor: caminhos e desafios na construção de uma formação
(PUC-Campinas, 2008-02-22)O momento histórico atual tem se caracterizado pela forte busca de novos modelos que possam dar conta das recentes demandas humanas e sociais, cada vez mais complexas que emergem em nossa sociedade marcada por constantes ... -
Ensino superior e televisão: repensando a prática pedagógica face ao consumismo televisivo
(PUC-Campinas, 2005-02-11)O objetivo do presente estudo, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e formação de professores, é investigar a prática pedagógica dos professores. Os sujeitos deste estudo são os professores do Curso de ... -
Ensino Superior: uma análise sobre as publicações na Revista Brasileira de Educação
(PUC-Campinas, 2012-02-02)Nosso objetivo com esta pesquisa de caráter bibliográfico foi o de buscar artigos relacionados aos estudos que focam o Ensino Superior nos exemplares da Revista Brasileira de Educação da ANPEd, na 1ª década do século XXI. ...