Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 158-177 de 334
-
Formação docente: educação ambiental na engenharia ambiental
(PUC-Campinas, 2006-08-31)O presente estudo se insere na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , e tem por objetivo entender como se desenvolve a educação ambiental no curso de Engenharia Ambiental de uma universidade ... -
Formação inicial de professores da educação básica: a construção dos saberes profissionais
(PUC-Campinas, 2014-06-30)Esta pesquisa aborda a formação inicial de professores, entendida como aquela realizada em nível superior, no curso de pedagogia. O problema de investigação centra-se em compreender qual o papel da formação inicial na ... -
Formação inicial de professores de sociologia: uma análise de suas necessidades formativas
(PUC-Campinas, 2009-02-18)A pesquisa, Formação inicial de professores de sociologia: uma análise das necessidades formativas trata-se de um estudo sobre a formação do professor de Sociologia. Nosso problema de pesquisa centra-se em conhecer quais ... -
Formação profissional na escola de enfermagem Wenceslau Braz : o ensino do cuidar em curso de graduação em enfermagem
(PUC-Campinas, 2003-06-25)Este trabalho está inserido na Linha de Pesquisa Avaliação Institucional . Teve como objetivos conhecer as concepções de cuidar em Enfermagem, identificar as estratégias utilizadas para o ensino do cuidar, refletir sobre ... -
Fragmentos de construção da identidade docente: estudo dos memoriais de formação de alunas do PROESF
(PUC-Campinas, 2009-02-05)Pesquisa sobre Memoriais de Formação apresentados como trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia do Programa Especial para Formação de Professores em Exercício (PROESF), uma parceria dos Municípios da Região de Campinas ... -
Fruição e autorregulação: a literatura infantil como meio para o desenvolvimento das crianças
(PUC-Campinas, 2016-12-15)Literatura infantil e educação são instâncias que se completam na formação da criança pequena. Por meio da literatura infantil é possível promover aprendizagens que a criança levará consigo para toda a vida. Nesse contexto, ... -
Gestão da educação estadual: elementos de uma realidade vivenciada
(PUC-Campinas, 2008-02-18)Esta dissertação de mestrado teve como objeto de estudo o conceito de gestão que vem sendo instituído pela Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo a partir de meados da década de 1990 até 2005. Partimos de ... -
Gestão da escola de tempo integral: o caso de uma escola pública de ensino fundamental do município de Americana (SP)
(PUC-Campinas, 2013-12-06)A presente pesquisa teve como objetivo investigar os desafios do processo de gestão de um Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) do município de Americana - SP, em seus aspectos administrativos e pedagógicos. Buscou-se ... -
Gestão democrática e participativa: o estado do conhecimento de teses e dissertações nacionais (1998 a 2010)
(PUC-Campinas, 2013-02-07)A gestão da escola, de forma particular a gestão democrática, vem ganhando destaque nas pesquisas científicas brasileiras nos últimos anos. A estrutura da educação sofre diversas modificações influenciadas por questões ... -
Gestão escolar e a democracia: o que pensa e pratica a equipe escolar do ensino fundamental I
(PUC-Campinas, 2020-02-14)Gestão democrática é uma temática que vem sendo discutida há muito tempo no Brasil. Para uma compreensão mais ampla desse modelo de gestão educacional, partiu-se do conceito de democracia concebido pelo filósofo, estadunidense, ... -
Gestão escolar: ações que desencadeiam a melhoria do IDEB no estado do Maranhão
(PUC-Campinas, 2016-02-17)Um dos desafios da gestão escolar, no século XXI, implica a qualidade da educação básica. Nessa perspectiva, esse estudo teve como objetivo investigar as ações e estratégias desencadeadas pelos gestores escolares das escolas ... -
Gestão universitária: perfil e atuação
(PUC-Campinas, 2006-02-23)Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e Gestão Universitária e estuda as interfaces da gestão universitária, bem como a atuação que a caracteriza. Entendendo-se como gestores universitários, ... -
Governamentalidade e multiculturalismo na revista nova escola
(PUC-Campinas, 2016-12-15)Esta pesquisa tratou de investigar como o tema multiculturalismo vem sendo veiculado na mídia – especificamente, na revista Nova Escola. O objetivo geral foi examinar como o tema multiculturalismo vem sendo tratado e ... -
Grupos LGBTs na Internet como educação não-formal pela autorrealização identitária
(PUC-Campinas, 2019-11-11)A presente tese desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), investigou: como a educação não-formal, presente nos grupos virtuais LGBTs ... -
Histórias de professores de artes visuais: um rememorar de práticas pedagógicas e um olhar para a formação docente
(PUC-Campinas, 2010-12-09)Esta pesquisa baseou-se em histórias de professores de Artes Visuais, propondo um repensar sobre as práticas pedagógicas e formação de professores desta área de conhecimento. O ensino da Arte passa por grande mudança ... -
“Hoje posso ser eu, tia?”: leitura fruição pela voz e mãos de crianças da educação infantil
(PUC-Campinas, 2018-02-06)Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória realizada com a turma de alunos da própria pesquisadora, composta por crianças de 4 a 5 anos de idade e com a turma de crianças menores, com 2 e 3 anos, da mesma ... -
Identidade docente na educação infantil: marcas da formação e das experiências profissionais no contexto das instituições
(PUC-Campinas, 2015-02-20)Esta pesquisa busca compreender o processo de construção da identidade docente de professoras de Educação Infantil bem como as possibilidades de reconstrução dessa identidade, visando entender como as mudanças políticas e ... -
Indicadores de qualidade da educação superior: um estudo a partir do ranking Quacquarelli Symonds e do sistema nacional de avaliação da educação superior
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-28)Esta dissertação atinente à linha de pesquisa de Políticas Públicas de Avaliação e ao grupo de pesquisa intitulado Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais (GRAPSE) do Programa de Pós-Graduação em Educação da ... -
Indícios de desenvolvimento profissional que emergem em um grupo de estudos de professores que ensinam matemática e estatística na rede municipal de Campinas
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-01-24)A pesquisa analisou o desenvolvimento profissional de professores(as), por meio de narrativas orais e escritas, que participam de um grupo colaborativo de estudos do componente curricular de matemática da Rede Municipal ... -
Indícios de reverberação nas práticas docentes de professoras do primeiro ciclo a partir da formação matemática do PNAIC
(PUC-Campinas, 2019-02-05)Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a alfabetização matemática a partir das formações realizadas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Trata-se de um programa de formação continuada em nível ...