Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 130-149 de 333
-
Educação, esfera pública e o agir comunicativo da luta por reconhecimento estudo sobre as ofensas racistas contra o goleiro Aranha
(PUC-Campinas, 2016-12-12)A presente dissertação “Educação, esfera pública e o agir comunicativo da luta por reconhecimento: estudo sobre as ofensas racistas contra o goleiro Aranha” tem por objetivo estudar a relação entre a educação, a esfera ... -
Efeitos do ENADE no curso de Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba (Fatec) – Percepção de Gestores e Professores
(PUC-Campinas, 2019-04-03)Após meio século desde a sua fundação, o Centro Paula Souza é considerado a maior referência do Brasil em Ensino Técnico e Tecnológico gratuito de qualidade. Por essa razão e pelo compromisso com a educação pública de ... -
Egressos do ProUni de uma universidade do interior do Estado de São Paulo do ano de 2008 até o ano de 2016: trajetórias de ex-bolsistas do Programa Bolsa Família
(PUC-Campinas, 2018-02-15)Esta pesquisa analisou a situação de ex-bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) do Governo Federal brasileiro que frequentaram curso de educação superior em uma Universidade do interior do Estado de São ... -
ENADE: para quê e para quem? as finalidades do exame no entendimento de docentes e gestores de pedagogia de uma IES de Campinas (SP)
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-10)Esta dissertação possui Políticas Públicas como temática e como tema o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) tem como objetivo garantir o ... -
Enfermeiro educador, enfermeiro professor : formação e práticas educativas
(PUC-Campinas, 2004-06-28)Este trabalho nasceu da inquietação acerca da formação do enfermeiro para o trabalho educativo. Objetivou verificar os valores atribuídos pelos Enfermeiros à função de educador e docente do profissional de enfermagem. A ... -
Engenheiro-gestor: caminhos e desafios na construção de uma formação
(PUC-Campinas, 2008-02-22)O momento histórico atual tem se caracterizado pela forte busca de novos modelos que possam dar conta das recentes demandas humanas e sociais, cada vez mais complexas que emergem em nossa sociedade marcada por constantes ... -
Ensino superior e televisão: repensando a prática pedagógica face ao consumismo televisivo
(PUC-Campinas, 2005-02-11)O objetivo do presente estudo, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e formação de professores, é investigar a prática pedagógica dos professores. Os sujeitos deste estudo são os professores do Curso de ... -
Ensino Superior: uma análise sobre as publicações na Revista Brasileira de Educação
(PUC-Campinas, 2012-02-02)Nosso objetivo com esta pesquisa de caráter bibliográfico foi o de buscar artigos relacionados aos estudos que focam o Ensino Superior nos exemplares da Revista Brasileira de Educação da ANPEd, na 1ª década do século XXI. ... -
Era uma vez... alfabetização matemática e contos de fadas: uma perspectiva para o letramento na infância
(PUC-Campinas, 2015-12-04)Esta pesquisa investigou a utilização das histórias infantis no trabalho com a matemática, uma disciplina que provoca tantos desafios aos nossos alunos. Investigamos como os contos de fadas, utilizados nas salas de 1º ano ... -
Erziehung e Bildung em Hegel: a lei 11.684 em debate a partir de concepções de docentes e discentes do ensino médio em escolas da rede estadual do município de Campinas-SP
(PUC-Campinas, 2017-12-20)Esta pesquisa analisou concepções de docentes e discentes sobre o ensino da filosofia na perspectiva hegeliana, bem como refletiu sobre a Erziehung e a Bildung, isto é, Educação e Formação em Georg Friedrich Hegel. O ensino ... -
Escola de tempo integral: redimensionar o tempo ou a educação?
(PUC-Campinas, 2009-03-20)O presente estudo teve como foco verificar a concepção de educação integral que possuem os professores que trabalham em duas escolas da rede pública estadual de ensino no interior de São Paulo, com base na concepção de ... -
Especialistas, professores e pedagogos: afinal, que profissional é formado na pedagogia?
(PUC-Campinas, 2007-02-12)O presente texto, inserido na linha de pesquisa Universidade, docência e formação de professores , tem como objetivo principal reconhecer o papel do curso de Pedagogia no Brasil, que profissional forma e qual a sua ... -
Esporte e cidadania: uma relação apenas anunciada na formação docente
(PUC-Campinas, 2004-11-29)O presente trabalho aborda questões que relacionam o esporte à cidadania, bem como a formação acadêmica dos professores de Educação Física das escolas estaduais e particulares de São João da Boa Vista SP. O trabalho está ... -
Estudo de uma ferramenta online para o ensino de inglês: subsídios para uma política pública
(PUC-Campinas, 2017-02-24)Por meio de um levantamento bibliográfico junto ao Banco de Teses e dissertações (BTD), as diversas políticas públicas que tratam do ensino de língua estrangeira, em especial o inglês, não contemplam a utilização de ... -
Estudo sobre um programa Sócio-educativo: sobre quem, para quem e para quê?
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-06-15)Essa pesquisa fundamenta-se na teoria histórico-cultural de Vigotski. Parte, portanto, da tese da constituição social dos sujeitos, concretizada pelas/nas práticas educacionais/pedagógicas das quais participam e formula, ... -
Evasão e avaliação institucional: uma discussão bibliográfica
(PUC-Campinas, 2010-02-24)A evasão é um dos problemas educacionais que mais atingem as Instituições de Ensino Superior, sejam públicas ou particulares, principalmente em períodos de crise econômica, gerando graves consequências sociais, acadêmicas ... -
Exame Nacional de Cursos: um balanço da produção científica brasileira, com foco nos impactos nas IES e suas estratégias de aprimoramento institucional (1999-2010)
(PUC-Campinas, 2013-12-11)Em 1996, foi implantado pelo governo Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002), o Exame Nacional de Cursos (ENC), um instrumento de avaliação em larga escala que vigorou até 2003, quando foi substituído pelo Exame Nacional ... -
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: impactos nas IES e estratégias de aprimoramento institucional: um estudo a partir da produção científica brasileira (2004-2010)
(PUC-Campinas, 2013-02-25)A presente pesquisa se insere no campo da Avaliação Educacional, especificamente nos estudos sobre avaliação em larga escala, com foco no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Partindo do consenso no âmbito ... -
Expectativas de jovens de camadas sociais distintas do município de Limeira-SP em relação ao ensino superior.
(PUC-Campinas, 2019-12-12)O último ano do Ensino Médio recebe especial atenção, por se tratar de um período em que os estudantes se deparam com a complexa tarefa de estabelecer suas disposições quanto ao futuro que projetam para si em relação aos ... -
Ética Aristotélica na escola: análise do ensino de filosofia a partir de percepções de docentes e discentes e escolas públicas no município de Campinas SP
(PUC-Campinas, 2017-06-20)Esta dissertação de mestrado trata do ensino de Filosofia, que a partir da Lei 11.684, de 2008, determinou sua obrigatoriedade no Ensino Médio em todo o território nacional. Em que pese o fato de que a pesquisa diga respeito ...