Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 143-162 de 333
-
Estudo de uma ferramenta online para o ensino de inglês: subsídios para uma política pública
(PUC-Campinas, 2017-02-24)Por meio de um levantamento bibliográfico junto ao Banco de Teses e dissertações (BTD), as diversas políticas públicas que tratam do ensino de língua estrangeira, em especial o inglês, não contemplam a utilização de ... -
Estudo sobre um programa Sócio-educativo: sobre quem, para quem e para quê?
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-06-15)Essa pesquisa fundamenta-se na teoria histórico-cultural de Vigotski. Parte, portanto, da tese da constituição social dos sujeitos, concretizada pelas/nas práticas educacionais/pedagógicas das quais participam e formula, ... -
Evasão e avaliação institucional: uma discussão bibliográfica
(PUC-Campinas, 2010-02-24)A evasão é um dos problemas educacionais que mais atingem as Instituições de Ensino Superior, sejam públicas ou particulares, principalmente em períodos de crise econômica, gerando graves consequências sociais, acadêmicas ... -
Exame Nacional de Cursos: um balanço da produção científica brasileira, com foco nos impactos nas IES e suas estratégias de aprimoramento institucional (1999-2010)
(PUC-Campinas, 2013-12-11)Em 1996, foi implantado pelo governo Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002), o Exame Nacional de Cursos (ENC), um instrumento de avaliação em larga escala que vigorou até 2003, quando foi substituído pelo Exame Nacional ... -
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: impactos nas IES e estratégias de aprimoramento institucional: um estudo a partir da produção científica brasileira (2004-2010)
(PUC-Campinas, 2013-02-25)A presente pesquisa se insere no campo da Avaliação Educacional, especificamente nos estudos sobre avaliação em larga escala, com foco no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Partindo do consenso no âmbito ... -
Expectativas de jovens de camadas sociais distintas do município de Limeira-SP em relação ao ensino superior.
(PUC-Campinas, 2019-12-12)O último ano do Ensino Médio recebe especial atenção, por se tratar de um período em que os estudantes se deparam com a complexa tarefa de estabelecer suas disposições quanto ao futuro que projetam para si em relação aos ... -
Ética Aristotélica na escola: análise do ensino de filosofia a partir de percepções de docentes e discentes e escolas públicas no município de Campinas SP
(PUC-Campinas, 2017-06-20)Esta dissertação de mestrado trata do ensino de Filosofia, que a partir da Lei 11.684, de 2008, determinou sua obrigatoriedade no Ensino Médio em todo o território nacional. Em que pese o fato de que a pesquisa diga respeito ... -
Faz de conta que eu cresci: o processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2012-12-12)A transição da Educação Infantil (EI) para o Ensino Fundamental (EF) foi o tema deste trabalho, que apresentou como principal objetivo analisar essa passagem na perspectiva de seus protagonistas, as crianças e os professores. ... -
Formação continuada de professores por meio da educação a distância (EAD): influências do curso TV na Escola e os desafios de hoje
(PUC-Campinas, 2008-02-22)Devido às mudanças sócio-econômicas e políticas ocorridas no mundo e a forte presença das novas tecnologias, a educação vem se modificando para acompanhar esse processo de globalização. Nesse contexto, a Educação a Distância ... -
Formação continuada e autorregulação da aprendizagem: concepções e práticas de professores
(PUC-Campinas, 2015-02-24)As questões da (não) aprendizagem têm sido uma das queixas mais frequentes na realidade educacional atualmente. Pais e professores são desafiados a lidar com crianças que parecem não aprender, não demonstram interesse nos ... -
Formação continuada para docentes no ensino superior: análise de um programa
(PUC-Campinas, 2009-12-11)O presente trabalho tem como proposta analisar os desafios e as perspectivas da formação continuada no ensino superior, visando promover um fazer consciente do processo ensino e aprendizagem. Apresenta historicamente como ... -
Formação continuada: desenvolvimento de um projeto de educação ambiental
(PUC-Campinas, 2004-10-27)Este estudo insere-se na linha de pesquisa "Universidade, Docência e Formação de Professores". Em decorrência da degradação ambiental em que o mundo se encontra mergulhado, são várias as discussões que apontam a educação ... -
Formação cultural no programa pedagogia cidadã
(PUC-Campinas, 2009-06-23)Esta pesquisa trata da formação cultural proporcionada pelo curso de formação de professores em serviço, denominado Pedagogia Cidadã, o qual foi desenvolvido pela UNESP em parceria com diversas prefeituras do Estado de São ... -
Formação de professores na implantação do ensino fundamental de nove anos: a escola, um espaço de diálogo?
(PUC-Campinas, 2012-02-28)O tema deste trabalho se refere à implementação do novo Ensino Fundamental de nove anos (EF), com interesse, mais especificamente, sobre a formação continuada dos professores nesse processo, requerendo, portanto, adaptações ... -
Formação docente: educação ambiental na engenharia ambiental
(PUC-Campinas, 2006-08-31)O presente estudo se insere na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , e tem por objetivo entender como se desenvolve a educação ambiental no curso de Engenharia Ambiental de uma universidade ... -
Formação inicial de professores da educação básica: a construção dos saberes profissionais
(PUC-Campinas, 2014-06-30)Esta pesquisa aborda a formação inicial de professores, entendida como aquela realizada em nível superior, no curso de pedagogia. O problema de investigação centra-se em compreender qual o papel da formação inicial na ... -
Formação inicial de professores de sociologia: uma análise de suas necessidades formativas
(PUC-Campinas, 2009-02-18)A pesquisa, Formação inicial de professores de sociologia: uma análise das necessidades formativas trata-se de um estudo sobre a formação do professor de Sociologia. Nosso problema de pesquisa centra-se em conhecer quais ... -
Formação profissional na escola de enfermagem Wenceslau Braz : o ensino do cuidar em curso de graduação em enfermagem
(PUC-Campinas, 2003-06-25)Este trabalho está inserido na Linha de Pesquisa Avaliação Institucional . Teve como objetivos conhecer as concepções de cuidar em Enfermagem, identificar as estratégias utilizadas para o ensino do cuidar, refletir sobre ... -
Fragmentos de construção da identidade docente: estudo dos memoriais de formação de alunas do PROESF
(PUC-Campinas, 2009-02-05)Pesquisa sobre Memoriais de Formação apresentados como trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia do Programa Especial para Formação de Professores em Exercício (PROESF), uma parceria dos Municípios da Região de Campinas ... -
Fruição e autorregulação: a literatura infantil como meio para o desenvolvimento das crianças
(PUC-Campinas, 2016-12-15)Literatura infantil e educação são instâncias que se completam na formação da criança pequena. Por meio da literatura infantil é possível promover aprendizagens que a criança levará consigo para toda a vida. Nesse contexto, ...