Navegação Dissertações por data do documento
Itens para a visualização no momento 21-40 de 333
-
Desafios da educação superior na atualidade: trajetórias docentes
(PUC-Campinas, 2006-02-01)Este trabalho tem por objeto de pesquisa a educação superior, a formação e a atuação do docente, profissional da educação. Inserido na linha de pesquisa Universidade, docência e formação de professores , tem por objetivo ... -
Avaliação de programas para aplicação de jornal em sala de aula como recurso pedagógico inovador: uma nova gestão do ensino
(PUC-Campinas, 2006-02-02)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e Gestão Universitária , com problematizações sobre a formação de professores , avalia material de dois programas elaborados por empresas ... -
Gestão universitária: perfil e atuação
(PUC-Campinas, 2006-02-23)Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e Gestão Universitária e estuda as interfaces da gestão universitária, bem como a atuação que a caracteriza. Entendendo-se como gestores universitários, ... -
Pesquisa da própria prática: construção do conhecimento nos domínios constitutivos do docente da arte da palavra
(PUC-Campinas, 2006-03-17)O presente trabalho, de natureza empírica, tem como objeto de estudo as concepções de aula apresentadas por alunos ingressantes no Curso de Letras em dois momentos específicos, considerando como categorias, a priori, as ... -
Novas tecnologias e o ensino superior: repensando a formação docente
(PUC-Campinas, 2006-05-24)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa: Universidade Docência e Formação de Professores , tem como objetivo investigar o posicionamento de professores de diferentes cursos do Ensino Superior quanto ao uso das ... -
A formação continuada do professor: uma experiência com o ensino médio em rede
(PUC-Campinas, 2006-05-26)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores , analisa as contradições da política educacional em relação às possíveis contribuições da Universidade para a formação ... -
Avaliação da aprendizagem e formação do professor: concepções e experiências
(PUC-Campinas, 2006-05-29)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem por objetivo verificar como a história de vida de professores e suas experiências escolares com a avaliação, seja ... -
Contribuições da neurociência cognitiva para a formação de professores e pedagogos
(PUC-Campinas, 2006-05-29)Este trabalho, inserido na linha de Pesquisa, Universidade, Docência e Formação de Professores, constitui-se num estudo de produção teórica de pesquisadores de ensino/aprendizagem que relevam o papel do cérebro no referido ... -
Psicomotricidade e formação de professores: uma proposta de atuação
(PUC-Campinas, 2006-06-01)Este trabalho vincula-se à linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores analisa o curso de Pedagogia da Puc-Campinas, tratando do seguinte questionamento: A Psicomotricidade como uma disciplina do ... -
A formação do arte-educador frente à epistemologia do ensino da arte: relações, contradições e perspectivas
(PUC-Campinas, 2006-06-05)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, pretendeu identificar quais teorias de ensino da arte embasam o documento Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, qual ... -
Educação ambiental na formação inicial de professores
(PUC-Campinas, 2006-06-09)O objetivo do trabalho é investigar se a inserção da Educação Ambiental é mais adequada se desenvolvida de forma interdisciplinar ou disciplinar no Ensino Superior, em específico nos Cursos de Licenciatura, na perspectiva ... -
A relação professor-aluno: contribuições para o ensino da matemática
(PUC-Campinas, 2006-06-16)Este estudo está vinculado à linha de pesquisa, Universidade, Docência e Formação de Professores. Seu objetivo é, investigar a relação professor-aluno, considerando os diversos aspectos que permeiam esta relação tendo por ... -
A formação continuada de professores no programa teia do saber universidades: um olhar avaliativo
(PUC-Campinas, 2006-06-19)Neste início de século, vivemos um borbulhar de transformações sociais, políticas, educacionais, paradigmáticas. Frente a esse panorama, a necessidade de docentes que saibam enfrentar as inúmeras contradições vividas nas ... -
Leitura e produção de textos escritos na formação do professorando do curso de pedagogia
(PUC-Campinas, 2006-06-20)Este trabalho, que se insere na linha de pesquisa Estudos em Avaliação, tem por objetivo avaliar as práticas de leitura e de escrita vivenciadas pelas professorandas do curso de Pedagogia de uma instituição particular ... -
A prática reflexiva na formação docente: implicações na formação inicial e continuada
(PUC-Campinas, 2006-06-21)A presente pesquisa, desenvolvida no Laboratório de Ensino, Sociedade e Cultura (LESC) e inserido na Linha de Pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores faz um estudo crítico sobre a formação docente partindo ... -
Avaliação institucional: um estudo comparativo entre duas universidades
(PUC-Campinas, 2006-06-23)Este trabalho buscou identificar as contribuições proporcionadas pelos processos de Avaliação Institucional realizados em duas Universidades brasileiras, sendo uma delas a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com ... -
O ensino de biologia em questão: os vazios e as referências da graduação na prática docente sob o olhar de egressos
(PUC-Campinas, 2006-06-23)O presente trabalho tem como objetivo conhecer a eficácia da formação inicial, proporcionada pelos Cursos de graduação em Ciências Biológicas, para a docência em Biologia, através dos olhares e experiências de professores ... -
O cotidiano do ensino e aprendizagem do direito numa instituição de educação superior
(PUC-Campinas, 2006-06-27)O presente trabalho visa descrever o cotidiano do ensino e aprendizagem do Direito numa Instituição de Educação Superior (IES) de grande porte do interior do Estado de São Paulo, e perceber como está ocorrendo o sistema ... -
Rumos e perspectivas do egresso do programa de pós-graduação stricto-sensu em educação PUC-Campinas - (1993-2004)
(PUC-Campinas, 2006-06-27)Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Estudos em Avaliação . Objetivamos avaliar, por meio da voz dos egressos do programa de Pós-Graduação Stricto-sensu em Educação da PUC-Campinas de 1993 a 2004, as contribuições ... -
A educação ambiental e a formação do educador crítico: estudo de caso em uma escola da rede pública
(PUC-Campinas, 2006-08-04)O presente trabalho objetiva contribuir para práticas pedagógicas relacionadas à formação continuada de professores, promovendo, através da escola, a compreensão sócio-política das questões ambientais, a partir dos ...