Navegação Dissertações por autor "Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)"
Itens para a visualização no momento 1-20 de 34
-
Avaliação da educação infantil: Meta-análise e análise da produção do conhecimento no campo da avaliação da Educação Infantil (1993-2021)
Garcia, Elisabete de Oliveira (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-14)Esta dissertação realiza um estudo do tipo estado da arte que visa identificar o que apontam os trabalhos científicos brasileiros sobre avaliação da Educação Infantil, com o objetivo de mapear e analisar as tendências ... -
Avaliação do sistema de avaliação escolar (SAEsc): concepção de gestores e professores de uma escola particular do município de Campinas
Pansani, Katia Verginia (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-29)Este trabalho está inserido na linha de pesquisa de Políticas Públicas em Educação e no Grupo de Pesquisa: Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais – GRAPSE. A priori, considera-se o potencial dessa pesquisa ... -
Boas práticas escolares no contexto da pandemia Covid-19 no ensino médio integrado ao técnico: o caso de uma escola técnica estadual (ETEC) do estado de São Paulo
Castellani Neto, Fioravante (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-09)Em 2020, diante de expansão da Pandemia da COVID-19, os governos viram-se obrigados a suspender as aulas presenciais e adotar a educação remota em todas as redes da educação básica do país. Diante este cenário questiona-se ... -
Cefapro e seus fazeres na formação continuada: significações para o desenvolvimento profissional dos professores do polo de Pontes e Lacerda-MT
Oliveira, Ivanir da Silva (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-06-29)Esta pesquisa investiga práticas formativas para o desenvolvimento profissional, tendo como questão problematizadora: Quais as significações que os professores de ensino fundamental atribuem ao seu desenvolvimento ... -
Concepções sobre alfabetização: um estudo com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental no contexto da pandemia de Covid-19
Passos, Ana Vitória Bonatti (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-10)Em março de 2020 o Brasil foi assolado pelo SARS Cov-2, popularmente denominado Coronavírus, causando a Covid-19. Em virtude deste acontecimento, diversas medidas precisaram ser tomadas, incluindo o isolamento social. ... -
Conhecimento escolar e o desenvolvimento de competências
Nalin, André Luís (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-27)Observa-se que o termo “competência” tem ganhado centralidade para nortear os critérios nas orientações curriculares em alguns países europeus e latino-americanos. A justificativa usada para tal direcionamento é a ... -
A construção de registros das experiências escolares: desafios e possibilidades
Campos, Sarah Celi Ferreira (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-27)No contexto da Educação Infantil, o registro das experiências que narram a trajetória de aprendizagem e desenvolvimento de cada criança desempenha um papel fundamental. Esses registros permitem não apenas que futuros ... -
A construção identitária e a função social das instituições comunitárias de educação superior (ICES) no Brasil, 2013-2022
Oliveira, Michele Cristina Souza Achcar Colla de (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-20)Esta pesquisa, em nível de doutoramento, investigou as Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES) do Brasil. As ICES são baseadas em uma estruturação jurídica e administrativa de governança corporativa e ... -
Desafios da avaliação da aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental em tempo de ensino remoto: narrativas de professores
Hara, Jonathas Bueno (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-28)Entre os desafios enfrentados pelos gestores escolares e professores no cotidiano da educação básica, ressalta-se a avaliação da aprendizagem, sobretudo, em função das políticas públicas em educação vigentes, com ... -
A desigualdade no programa universidade para todos: revisão de literatura na plataforma SciELO
Santos, Antonio Marcos Noronha dos (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-20)A dissertação tem como objeto as desigualdades sociais, em especial as manifestas no âmbito educacional, compreendidas a partir do Programa Universidade para Todos, por meio de dados coletados da Plataforma SciELO. Desde ... -
Educação infantil e sustentabilidade
Figueiredo, Samantha Galão (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-21)Realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na Linha de Pesquisa “Formação e Trabalho Docente”, no Grupo de Pesquisa “Formação de Professoras e Práticas Pedagógicas”, ... -
ENADE: para quê e para quem? as finalidades do exame no entendimento de docentes e gestores de pedagogia de uma IES de Campinas (SP)
Sarmento, Carolina Trentini Moraes (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-10)Esta dissertação possui Políticas Públicas como temática e como tema o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) tem como objetivo garantir o ... -
Estudo sobre um programa Sócio-educativo: sobre quem, para quem e para quê?
Rocha, Marina (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-06-15)Essa pesquisa fundamenta-se na teoria histórico-cultural de Vigotski. Parte, portanto, da tese da constituição social dos sujeitos, concretizada pelas/nas práticas educacionais/pedagógicas das quais participam e formula, ... -
Formação continuada de professores na rede municipal de Campinas a partir da pandemia de covid-19
Silva, Luciana Viana da (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-23)Esta dissertação se desenvolve na linha de pesquisa “Políticas Públicas em Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas. Tem por objetivo analisar como a formação continuada de professores foi ... -
Indicadores de qualidade da educação superior: um estudo a partir do ranking Quacquarelli Symonds e do sistema nacional de avaliação da educação superior
Francato, Álvaro André (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-28)Esta dissertação atinente à linha de pesquisa de Políticas Públicas de Avaliação e ao grupo de pesquisa intitulado Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais (GRAPSE) do Programa de Pós-Graduação em Educação da ... -
Indícios de desenvolvimento profissional que emergem em um grupo de estudos de professores que ensinam matemática e estatística na rede municipal de Campinas
Pozzuto, Solange Loureiro (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-01-24)A pesquisa analisou o desenvolvimento profissional de professores(as), por meio de narrativas orais e escritas, que participam de um grupo colaborativo de estudos do componente curricular de matemática da Rede Municipal ... -
Ler e escrever: quando aprender? A BNCC para a alfabetização
Lopes, Lívia Ferreira Pazetti (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-10)Esta pesquisa trata da linguagem escrita enfocando de forma crítica a proposta para a alfabetização apresentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC e as competências para a alfabetização no 1º ano do Ensino ... -
A Matemática na Educação Infantil sob a ótica dos documentos oficiais: RCNEI E BNCC
Pinto, Eliane Ferreira (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-19)A Educação Infantil, como um todo, é uma fase da formação que exige intensa atenção, no que diz respeito ao desenvolvimento tanto de práticas como de pesquisas a respeito do seu cotidiano. E a matemática, em especial, ... -
Matemática na Educação Infantil: o entrelaçamentonda experiência docente e do desenvolvimento profissional
Oliva, Laís Helena Besseler de (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-01-26)A presente pesquisa teve como objeto de estudo a Educação Matemática na Educação Infantil, com foco no trabalho desenvolvido pelas professoras. Investigamos a seguinte questão problematizadora: quais as divergências e ... -
Necessidades formativas de bacharéis docentes do ensino superior tecnológico
Maion, Sabrina Gomide (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-15)Este trabalho enfoca as necessidades formativas necessárias aos docentes nas suas práticas em sala de aula. Investigamos a formação de profissionais docentes, que não possuem formação em licenciatura ou na área de educação, ...