Buscar
Itens para a visualização no momento 1-7 de 7
Operações aritméticas: dificuldades indicadas pelas futuras professoras do ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2012-02-17)
A formação de professores de um modo geral tem ganhado destaque nos últimos anos em fóruns, encontros e seminários, como uma das principais estratégias para elevar a qualidade do ensino. Também se constitui atualmente em ...
A formação continuada dos profissionais de educação infantil da rede municipal de Campinas e o desenvolvimento dos processos simbólicos na criança
(PUC-Campinas, 2016-02-24)
O presente trabalho, vinculado à linha de pesquisa Formação de Professor e Práticas Pedagógicas, teve como objetivo investigar como o oferecimento dos cursos de formação continuada, da rede municipal de Campinas, envolvendo ...
A avaliação formativa na formação de professores para o ensino básico em Angola
(PUC-Campinas, 2013-02-06)
Este trabalho tem como objetivo compreender a operacionalização da avaliação formativa no cotidiano da Escola de Formação de Professores (EFP) na cidade do Lubango, em Angola, tendo em referência a política da avaliação ...
Saberes docentes no contexto da educação infantil: a prática pedagógica em foco
(PUC-Campinas, 2015-02-19)
Esta pesquisa objetivou identificar quais saberes da docência são mobilizados pelos professores de Educação Infantil no desenvolvimento das práticas pedagógicas e analisar esses saberes revelados e mobilizados por docentes ...
Práticas pedagógicas nas aulas de língua portuguesa no 2° ano do ensino médio na perspectiva dos alunos
(PUC-Campinas, 2012-02-24)
Este trabalho tem como objetivo apresentar as práticas de leitura e escrita propostas por uma professora de língua portuguesa aos alunos do 2° ano do Ensino Médio e as influências de tais práticas na formação destes alunos, ...
Saberes matemáticos: continuidade ou descontinuidade entre educação infantil e ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2013-10-04)
Este estudo tem como objetivo analisar e compreender as práticas pedagógicas da educação infantil relacionadas ao desenvolvimento de conceitos matemáticos com crianças de cinco anos de uma escola publica municipal de ...
Um olhar sobre a relação dialógica entre os autores do guia de planejamento e orientações didáticas do Programa Ler e Escrever e o professor
(PUC-Campinas, 2016-02-25)
O presente trabalho busca identificar as relações dialógicas entre os autores do material didático do Programa Ler e Escrever e o professor, para qual leitor presumido escrevem as orientações didáticas e os textos de ...