Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 de 17
Discursos eugênicos na educação brasileira à luz da arqueologia do saber de Michel Foucault
(PUC-Campinas, 2020-02-14)
Os discursos eugênicos afetaram muitas nações no século XX. No Brasil, podemos destacar a notável contribuição de Renato Ferraz Kehl e Octávio Domingues, como relevantes produtores de manuais educacionais voltados para os ...
Necessidades formativas de bacharéis docentes do ensino superior tecnológico
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-15)
Este trabalho enfoca as necessidades formativas necessárias aos docentes nas
suas práticas em sala de aula. Investigamos a formação de profissionais docentes,
que não possuem formação em licenciatura ou na área de educação, ...
Tendências de grupos colaborativos que estudam matemática no ensino fundamental expressas em teses e dissertações defendidas entre 2001 e 2017
(PUC-Campinas, 2020-02-05)
Na perspectiva de construir um panorama geral da área de formação de professores relacionado ao trabalho colaborativo entre os pares, esta pesquisa tem como objetivo As questões investigativas assim estão configuradas: ...
Ler e escrever na escola: significados e sentidos atribuídos pelas crianças
(PUC-Campinas, 2020-02-20)
O presente estudo é uma pesquisa empírica do tipo explicativa, desenvolvida no 3º ano do Ensino Fundamental, término do ciclo de alfabetização. A compreensão do processo de alfabetização e da dinâmica de sala de aula é ...
Políticas intersetoriais e a construção da qualidade da educação infantil em Campinas (SP)
(PUC-Campinas, 2020-12-18)
O objetivo da pesquisa é investigar a relação entre as políticas intersetoriais e a construção da qualidade da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Campinas (SP). As políticas intersetoriais propõem uma ...
Retecendo voz e vez: o papel das assembleias de classe na mediação e na resolução de conflitos
(PUC-Campinas, 2020-02-14)
Esse estudo consistiu em compreender o papel das assembleias de classe no âmbito escolar. Para tanto, um de nossos objetivos específicos foi o de investigar de que maneira Escolas Municipais de Ensino Fundamental I de ...
Gestão escolar e a democracia: o que pensa e pratica a equipe escolar do ensino fundamental I
(PUC-Campinas, 2020-02-14)
Gestão democrática é uma temática que vem sendo discutida há muito tempo no Brasil. Para uma compreensão mais ampla desse modelo de gestão educacional, partiu-se do conceito de democracia concebido pelo filósofo, estadunidense, ...
Representações sociais de professores diante das novas configurações familiares: a importância de discutir diversidade na educação básica
(PUC-Campinas, 2020-02-28)
Esta pesquisa trata de representações sociais de professores da educação básica dando ênfase à diversidade de configurações familiares em nossa sociedade. Estabelece-se como problema norteador desta investigação a seguinte ...
Representações sociais de professores diante das novas configurações familiares: a importância de discutir diversidade na educação básica
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-02-28)
Esta pesquisa trata de representações sociais de professores da educação básica
dando ênfase à diversidade de configurações familiares em nossa sociedade.
Estabelece-se como problema norteador desta investigação a seguinte ...
Participação dos alunos com deficiência no SARESP: um estudo da arte
(PUC-Campinas, 2020-12-18)
A trajetória da educação no Brasil evidencia um percurso de exclusão para as pessoas com deficiência. As modificações em relação ao que se entendia por inclusão vão de encontro ao conceito de pessoa e de cidadão de cada ...