Buscar
Itens para a visualização no momento 1-6 de 6
Os efeitos do SINAES no curso de administração
(PUC-Campinas, 2015-12-15)
Desde os anos 90 o Brasil vem implementando políticas de avaliação educacional em larga escala. Na Educação Superior, tivemos o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB) em 1993, o Exame ...
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: impactos nas IES e estratégias de aprimoramento institucional: um estudo a partir da produção científica brasileira (2004-2010)
(PUC-Campinas, 2013-02-25)
A presente pesquisa se insere no campo da Avaliação Educacional, especificamente nos estudos sobre avaliação em larga escala, com foco no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Partindo do consenso no âmbito ...
O cotidiano do ensino e aprendizagem do direito numa instituição de educação superior
(PUC-Campinas, 2006-06-27)
O presente trabalho visa descrever o cotidiano do ensino e aprendizagem do Direito numa Instituição de Educação Superior (IES) de grande porte do interior do Estado de São Paulo, e perceber como está ocorrendo o sistema ...
A PUC-Campinas: as mudanças institucionais narradas por seus docentes mais velhos
(PUC-Campinas, 2007-03-30)
O estudo realizado insere-se na área da Educação e articula à linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores. A pesquisa realizada teve como objetivo recuperar, com base nos relatos de professores mais ...
Os rankings do Guia do Estudante na educação superior brasileira: um estudo sobre as estratégias de divulgação adotadas pelas instituições que obtiveram o Prêmio Melhores Universidades
(PUC-Campinas, 2014-02-26)
A presente dissertação se enquadra no campo das pesquisas em avaliação educacional e tem foco no estudo das classificações advindas do Guia do Estudante (GE), publicada pela Editora Abril. A escassez de pesquisas voltadas ...
Internato médico: desafios da avaliação da aprendizagem em serviço
(PUC-Campinas, 2008-02-20)
Tendo como cenário o Internato Médico da PUC-Campinas nos anos de 2006 e 2007, demos voz aos atores principais do processo ensino aprendizagem alunos e professores a fim de buscarmos elementos que nos permitissem a ...