Dissertações: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 141-160 de 334
-
A concepção educacional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID no contexto do pragmatismo
(PUC-Campinas, 2014-12-19)O presente trabalho analisa a concepção educacional de uma política pública da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Programa Institucional de Bolsas ... -
Programa Bolsa Família: percepções sobre ter estudos a partir da visão de beneficiárias residentes na região sul de Campinas (SP)
(PUC-Campinas, 2014-02-04)O Programa Bolsa Família (PBF) é uma política de transferência de renda, implantada pelo governo federal, em 2003, que visa combater a pobreza. Destina-se a famílias com renda per capita igual ou inferior a R$ 140,00. O ... -
A educação infantil pública de Campinas e a formação continuada de professores: de qual formação falamos?
(PUC-Campinas, 2011-12-21)Trata-se de um estudo relativo ao campo científico da Educação. Objetivamos com ele conhecer e refletir sobre as contribuições que a formação continuada oferecida pela Secretaria Municipal de Educação de Campinas traz para ... -
Ensino Superior: uma análise sobre as publicações na Revista Brasileira de Educação
(PUC-Campinas, 2012-02-02)Nosso objetivo com esta pesquisa de caráter bibliográfico foi o de buscar artigos relacionados aos estudos que focam o Ensino Superior nos exemplares da Revista Brasileira de Educação da ANPEd, na 1ª década do século XXI. ... -
Autorregulação: o uso de diários de estudo por alunos do 5º ano do ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2015-02-12)Este trabalho faz parte do grupo de pesquisa Formação e Trabalho Docente da Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós Graduação em Educação da PUC-Campinas. Discute questões sobre ... -
Concepções de linguagem escrita de professores do 1º ano do ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2011-02-18)O presente estudo aborda o aprendizado da linguagem escrita, tendo como objeto as concepções de professores do 1º ano do Ensino Fundamental sobre linguagem escrita. A problemática investigada se centrou em conhecer o que ... -
Mestrado profissional e conceito de experiência em John Dewey em debate como política pública em educação no contexto do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020
(PUC-Campinas, 2014-12-01)O presente estudo inseriu-se na Linha de Pesquisa Políticas Públicas em Educação , e a pergunta que a motivou foi: que concepção de educação está presente no mestrado profissional no contexto do PNPG (Plano Nacional de ... -
Anísio Teixeira e os desafios para a educação democrática e pública de qualidade no Brasil atual
(PUC-Campinas, 2012-02-01)Refletir sobre a questão da educação democrática e pública de qualidade a partir do pensamento político pedagógico de Anísio Teixeira, neste trabalho, nos levou a entender que a formação do educador e as condições favoráveis ... -
O educador e sua contribuição para a (trans)formação da vida de jovens no Programa Educação para o Trabalho
(PUC-Campinas, 2012-02-02)O objeto de estudo desta pesquisa é o Programa Educação para o Trabalho realizado pelo Senac SP1 há quatorze anos. O curso foi escolhido em função dos resultados obtidos desde sua criação e pela relevância social que ... -
Mediação pedagógica: uma possibilidade para o desenvolvimento de atitudes sociais na autonomia.
(PUC-Campinas, 2012-12-17)A presente pesquisa, intitulada Mediação pedagógica: uma possibilidade para o desenvolvimento de atitudes sociais na autonomia , possui como leitmotiv o entendimento dos desafios sobre a mediação de atitudes sociais na ... -
Sistema de avaliação de rendimento escolar do Estado de São Paulo: um estudo a partir da produção científica brasileira (1996-2011)
(PUC-Campinas, 2013-02-27)O presente projeto insere-se no campo dos estudos sobre avaliação da educação básica, abordando especificamente o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP), objetivando sistematizar o estado ... -
Formação continuada: desenvolvimento de um projeto de educação ambiental
(PUC-Campinas, 2004-10-27)Este estudo insere-se na linha de pesquisa "Universidade, Docência e Formação de Professores". Em decorrência da degradação ambiental em que o mundo se encontra mergulhado, são várias as discussões que apontam a educação ... -
A alfabetização e o letramento na visão de uma professora do 2º ano do ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2012-02-07)A presente pesquisa discute as práticas pedagógicas utilizadas por uma professora do 2º ano no processo de desenvolvimento da língua escrita em uma escola particular de Hortolândia, cidade pertencente à Região Metropolitana ... -
Ação educativa do Museu Afro Brasil: educação patrimonial no combate à discriminação étnico-racial
(PUC-Campinas, 2013-11-25)O presente trabalho teve como objetivo, a partir das reflexões teóricas sobre educação e educação em museus, investigar a atuação da ação educativa do Museu Afro Brasil junto aos grupos de escolas agendados para as visitas ... -
Avaliação na educação básica, o estado do conhecimento na Revista Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação (1999-2008)
(PUC-Campinas, 2011-02-25)A presente dissertação objetiva estudar o estado do conhecimento sobre a produção científica da Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, em torno da temática da avaliação na educação básica. O estudo ... -
Professora, educadora ou babá? desafios para a reconstrução da identidade profissional na educação infantil
(PUC-Campinas, 2012-02-16)Este estudo aborda a formação de professores de educação infantil, cujo problema de pesquisa situa-se em conhecer o papel da formação inicial no processo de reconstrução de sua identidade profissional, objetivando investigar ... -
Gestão da escola de tempo integral: o caso de uma escola pública de ensino fundamental do município de Americana (SP)
(PUC-Campinas, 2013-12-06)A presente pesquisa teve como objetivo investigar os desafios do processo de gestão de um Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) do município de Americana - SP, em seus aspectos administrativos e pedagógicos. Buscou-se ... -
Relatórios de estágio curricular na educação infantil e a formação do professor crítico
(PUC-Campinas, 2015-02-26)Trata-se de uma pesquisa sobre o estágio curricular em Educação Infantil em um Curso de Pedagogia, cujo objetivo geral é investigar como esta disciplina pode contribuir para a formação de um professor crítico, cuja práxis ... -
Proposta pedagógica para a educação infantil: educação escolar ou compensatória?
(PUC-Campinas, 2013-02-26)A presente pesquisa de dissertação de mestrado objetiva discutir as concepções de criança, escola e professor de educação infantil delineadas em uma proposta pedagógica de uma instituição que atende crianças de zero a seis ... -
Alfabetização e letramento: a formação de alfabetizadores na perspectiva do programa mineiro "Alfabetização no tempo certo"
(PUC-Campinas, 2012-02-17)Este trabalho aborda as propostas de alfabetização e letramento nas políticas educacionais, com ênfase nos seus desdobramentos em Minas Gerais, e com especial interesse na formação continuada de professoras alfabetizadores ...