Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMegid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
dc.contributor.authorMei, Joelma da Silva Santos
dc.date.accessioned2022-02-16T18:11:38Z
dc.date.available2022-02-16T18:11:38Z
dc.date.issued2021-11-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15292
dc.description.abstractEssa dissertação analisa o trabalho relativo à temática de divisão/fração na fase introdutória de seu ensino com crianças de uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola periférica da rede municipal de ensino de Campinas. Foram utilizadas ações mitigadoras em um ambiente virtual de aprendizagem. A questão norteadora da investigação assim se configura: como crianças de um 4º ano, em situação de ensino remoto, compreendem o conceito de divisão e/ou fração dentro de um ambiente virtual de aprendizagem? O objetivo principal consistiu-se em investigar o uso de ações mitigadoras por alunos de uma turma de 4º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental verificando se ocorre entendimento relacionado ao ensino de divisão e/ou fração a partir de um ambiente virtual de aprendizagem. Os objetivos específicos, são assim delineados: a) analisar como as crianças compreendem o conceito de fração advindo da divisão em um ambiente virtual de aprendizagem; b) verificar como as atividades mitigadoras podem proporcionar apropriações de conhecimento em relação ao tema, correlacionando as ideias de fração: comparação entre parte/todo, divisão em partes iguais e as formas de representação decimal e porcentagem; e c) investigar a atuação e os saberes mobilizados pela professora como mediadora num ambiente virtual de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa sobre a própria prática que tem como instrumentos de produção de dados para o desenvolvimento das propostas selecionadas (quatro atividades com duração de 2 horas/aula), registros dos alunos em formulário, mensagem, e-mail, comentários e anotações da professora pesquisadora em caderno de campo na forma de narrativas. Em razão disso, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza interventiva. Apresentamos os estudos teóricos realizados, o desenvolvimento metodológico e sua caracterização, narrativas de práticas, resultados e análises do percurso vivido. Por resultados, indicamos ser possível aos alunos uma reflexão sobre a temática divisão/fração e suas formas de representação decimal e porcentagem, mesmo que em ensino remoto. O ambiente virtual de aprendizagem ainda precisa de políticas públicas que permitam acesso a todos, as ações mitigadoras possuem potencial para essa modalidade de ensino inclusive em outras situações de distanciamento de um ou mais alunos da escola por motivo de saúde. Cabe ainda destaque aos saberes desenvolvidos pela professora e demonstrados nessa pesquisa, aspectos que podem contribuir com pesquisas relacionadas a formação de professor e ensino de matemática. Por fim, e não menos importante, é preciso considerar o distanciamento social no qual a pesquisa foi realizada. Em razão da pandemia do COVID 19, outra configuração de aulas teve que ocorrer, fazendo migrar as ações presenciais para o ambiente remoto de aprendizagem. Tal configuração, inédita para professores, alunos e seus responsáveis nessa etapa escolar – anos iniciais do Ensino Fundamental – foi o maior desafio para o ensino dos conteúdos em geral e, de maneira particular, a temática da divisão/fração.
dc.description.abstractThis dissertation analyzes the work related to the theme of division/fraction in the introductory phase of its teaching with children from a 4th grade elementary school class in a peripheral school in the municipal education network in Campinas. Mitigating actions were used in a virtual learning environment. The guiding question of the investigation is thus configured: how do 4th grade children, in a remote education situation, understand the concept of division and/or fraction within a virtual learning environment? The main objective was to investigate the use of mitigating actions by students in a 4th grade class from the early years of elementary school, checking if there is an understanding related to the teaching of division and/or fraction from a virtual learning environment. The specific objectives are outlined as follows: a) to analyze how children understand the concept of fraction arising from the division in a virtual learning environment; b) verify how mitigating activities can provide appropriations of knowledge in relation to the theme, correlating fraction ideas: comparison between part/whole, division into equal parts and the forms of decimal and percentage representation; and c) investigate the role and knowledge mobilized by the teacher as a mediator in a virtual learning environment. This is a research on the practice itself, which has as instruments of data production for the development of the selected proposals (four activities lasting 2 hours/class), student records in a form, message, email, comments and notes of the teacher-researcher in a field notebook in the form of narratives. For this reason, it is a qualitative approach research, of an interventional nature. We present the theoretical studies carried out, the methodological development and its characterization, narratives of practices, results and analysis of the path lived. By results, we indicate that it is possible for students to reflect on the division/fraction theme and its forms of decimal and percentage representation, even in remote education. The virtual learning environment still needs public policies that allow access to all, mitigating actions have potential for this type of teaching, even in other situations where one or more students are away from the school for health reasons. It is also worth highlighting the knowledge developed by the teacher and demonstrated in this research, aspects that can contribute to research related to teacher education and teaching of mathematics. Last, and not least, it is necessary to consider the social distance in which the research was carried out. Due to the COVID 19 pandemic, another configuration of classes had to occur, making the presence of classroom actions migrate to the remote learning environment. Such configuration, unprecedented for teachers, students and their guardians at this stage of school – the early years of Elementary School – was the biggest challenge for the teaching of contents in general and, in particular, the theme of division/fraction.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectEducação Matemática
dc.subjectDivisão
dc.subjectFração
dc.subjectAções Mitigadoras
dc.subjectAmbiente Virtual de Aprendizagem
dc.subjectEnsino Fundamental
dc.subjectMathematics Education
dc.subjectDivision
dc.subjectFraction
dc.subjectMitigating Actions
dc.subjectVirtual Learning Environment
dc.subjectElementary School
dc.titleDividir e/ou fracionar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma investigação sobre o uso de ações mitigadoras em ambiente virtual de aprendizagem
dc.title.alternativeDividing and/or fractioning in the early years of elementary school: an investigation into the use of mitigating actions in a virtual learning environment
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes9725298410984835
puc.advisorLattes7733644439876265
puc.refereeTortella, Jussara Cristina Barboza
puc.refereeGrando, Regina Celia
puc.refereeLattes7126514256674237
puc.refereeLattes6878232320203358
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples