Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
dc.contributor.authorSerrano, Lúcio Cesar de Mattos
dc.date.accessioned2022-02-16T18:11:38Z
dc.date.available2022-02-16T18:11:38Z
dc.date.issued2019-02-04
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15301
dc.description.abstractEssa dissertação apresenta o resultado da pesquisa efetuada sobre uma organização pedagógica peculiar denominada Ateliê. Tem como participantes alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e envolvimento de todos os professores da escola do turno matutino. O Ateliê é frequentado de acordo com a escolha feita pelos alunos que são distribuídos de acordo com as vagas de cada ateliê disponíveis para a sua classe. Ele se caracteriza por ser um projeto temático, multisseriado, que ocorre no turno das aulas com espaço dentro da grade curricular, substituindo algumas aulas das disciplinas tradicionais. Ao final do ciclo do Ateliê acontece uma mostra na qual os alunos apresentam os trabalhos desenvolvidos. Essa pesquisa procura responder: que questões se impõem a uma escola pública quando se propõe a desenvolver um projeto inovador e includente? Buscamos compreender como um projeto de práticas pedagógicas inovador pode contribuir para o desenvolvimento das funções psíquicas dos adolescentes, em especial, a imaginação. Para isso procuramos: (I) encontrar tendências e limites na mediação pedagógica presentes nesse projeto; (II) identificar interferências às quais estão submetidos os alunos durante o processo de criação; (III) analisar as dificuldades e as soluções para o ato criativo dos alunos envolvidos; (IV) explorar as complexas relações humanas envolvidas durante a atividade de criação em um ambiente organizado de forma coletiva. Para atingir esses objetivos desenvolveu-se um estudo de caso com acompanhamento das atividades em 35 encontros, acompanhando as atividades de dois ateliês diferentes, o primeiro proposto pelos professores de artes e história, o segundo desenvolvido pelos professores de educação física e matemática. A análise foi feita a partir da construção dos seguintes eixos: mediação, possibilidades e práticas; dramas da criação. Como resultados destacam-se as variadas possibilidades de mediação proporcionada pelo projeto, tais como a mediação de incentivo e a mediação pelo exercício; as dificuldades de percepção do trabalho criativo por parte de alunos e professores; liberdade e vontade como aspectos a serem desenvolvidos junto aos alunos e não uma condição dada a priori; uma tendência à reprodução e à recontagem de história, por parte dos alunos, mesmo quando solicitada a criação; a tentativa de cisão entre imaginação e ato criativo durante as atividades em grupo. Com sua forma sendo constantemente fruto de reflexões, o projeto Ateliê se mostra bastante rico em oferta de temas e possibilidades de desenvolvimento dos seus participantes, tanto professores como alunos e nos indica um caminho possível para a mudança nos paradigmas educacionais: a liberdade de trabalho para professores, além da inquietude e dinamicidade quanto ao desenvolvimento de um trabalho coletivo.
dc.description.abstractThis dissertation presents the research carried out on a peculiar pedagogical organization called Ateliê. Project that is characterized by being thematic and multisseriado within the school term. It has as participants students from the 5th to the 9th grade of elementary school and the involvement of all teachers of the school on the morning shift. This research seeks to answer what questions are imposed on a public school when it proposes to develop an innovative and inclusive project? We seek to understand how a project of innovative pedagogical practices can contribute to the development of the psychic functions of adolescents, especially the imagination. To this end, we seek: (I) to find tendencies and limits in the pedagogical mediation present in this project; (II) identify interferences to which students are subjected during the creation process; (III) analyze the difficulties and solutions for the creative act of the students involved; (IV) to explore the complex human relationships involved during the creative activity in a collectively organized environment. In order to achieve these objectives, a case study was developed, with the follow-up of the activities in 35 meetings, following the activities of two different workshops, the first one proposed by teachers of arts and history, the second developed by teachers of physical education and mathematics. The analysis was made from the construction of the following axes: mediation, possibilities and practices; dramas of creation. The results highlight the varied possibilities of mediation provided by the project, the difficulties of the perception of creative work by students and teachers, the attempt to divide between imagination and creative act during group activities; freedom and will as aspects to be developed with the students and not a condition given a priori.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectTeoria Histórico-Cultural
dc.subjectPrática pedagógica inovadora
dc.subjectAteliê pedagógico
dc.subjectImaginação e criação
dc.subjectHistorical-Cultural Theory
dc.subjectInnovative pedagogical practice
dc.subjectPedagogical workshop
dc.subjectImagination and creation
dc.titleSobre poetas e músicos: a criação do aluno como fonte de inspiração
dc.title.alternativebout Poets and Musicians: the creation of the student as a source of inspiration
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes3747372535025533
puc.advisorLattes5277455644761315
puc.refereeTassoni, Elvira Cristina Martins
puc.refereeAragão, Ana Maria Falcão de
puc.refereeLattes7025380679558216
puc.refereeLattes0078129824340671
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples