Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMachado, Vera Lúcia de Carvalho
dc.contributor.authorPimenta, Cleonice Xavier da Silva
dc.date.accessioned2022-02-16T18:11:38Z
dc.date.available2022-02-16T18:11:38Z
dc.date.issued2007-02-22
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15304
dc.description.abstractO presente trabalho analisa como o curso superior em Pedagogia tem formado o (a) educador (a) face às mudanças educacionais advindas das recentes transformações econômicas, políticas e sociais e como tem contribuído para o desenvolvimento do compromisso social do educador diante deste contexto. Partimos do pressuposto de que a resposta aos desafios que o mundo contemporâneo apresenta demanda por uma formação docente no curso de Pedagogia, como um processo social de aquisição e construção de conhecimentos que possibilite o desenvolvimento do educador consciente dos desafios colocados à educação nestes novos tempos, para que possa contribuir no sentido de promover uma educação mais humana e democrática. O levantamento bibliográfico e a análise documental das legislações que regulamentam o curso de Pedagogia, desde a sua implantação, revelam os problemas que têm acompanhado o processo de formação docente em sua trajetória histórica no contexto do desenvolvimento econômico e social do país e, coloca, em evidência, o cenário de precarização desta formação no atual momento histórico. Diante deste quadro, conclui-se que a concepção pragmatista de educação e o aligeiramento dos cursos de formação docente que têm orientado as reformas educacionais e as políticas de formação docente dificultam a promoção de uma ampla formação humana e o desenvolvimento do compromisso social do educador.
dc.description.abstractThe present work analyze how the Pedagogy course has been graduated the lecturer in front of the education changes from the recently economic, politic and social transformation and how they have been contributed for the development of the social commitment from the lecturer face this context. We come from of the presupposed that the answer for the challengers that have been showed by the contemporary world demand for the lecturer graduation in the Pedagogy course as a social process of acquisition and building knowledge that became possible the development of the lecturer who knows the challengers have been get to a on this new time, for contribute in the senses to promote a human and democratic education. The documental legislation that regulate the Pedagogy course since it was introduced reveal the problems which have followed up the lecturer graduation process in the historical trajectory in the social and economic development from the country and put in evidence the scenario of precarious of the graduation in our historical moment. Face his situation, we can conclude that the pragmatic conception of the education and the quickness of the lecturer graduation courses have guided the education reforms and the lecturer politic graduation have become difficult the promotion of a huge human graduation and the development of the lecturer social commitment.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectpedagogia
dc.subjectcompromisso social
dc.subjectformação docente
dc.subjectpedagogy
dc.subjectsocial compromise
dc.subjectteacher formation
dc.titlePedagogia: uma formação docente comprometida com o social?
dc.title.alternativePedagogy: is a teacher formation compromised with the social?
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes9158066202434165
puc.advisorLattes9375761445315596
puc.refereeFreitas, Helena Costa Lopes de
puc.refereeTrópia, Patrícia Vieira
puc.refereeLattes3471775221688522
puc.refereeLattes5550253896783945
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples