Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
dc.contributor.authorFerronatto, Sônia Regina Brizolla
dc.date.accessioned2022-02-16T18:11:39Z
dc.date.available2022-02-16T18:11:39Z
dc.date.issued2006-06-01
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15305
dc.description.abstractEste trabalho vincula-se à linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores analisa o curso de Pedagogia da Puc-Campinas, tratando do seguinte questionamento: A Psicomotricidade como uma disciplina do curso de Pedagogia, poderá auxiliar o professor da educação Infantil em sua prática pedagógica? Verificou-se por meio de literatura e de entrevistas, que esta ciência é superficialmente abordada no referido curso. A Psicomotricidade tem sido estudada e discutida por vários autores, levando-se em consideração as fases do desenvolvimento da criança e a sua colaboração para o desenvolvimento intelectual das mesmas. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de atuação em Psicomotricidade para a formação do professor, enfatizando sua importância para a Educação Infantil, verificando a aquisição de habilidades motoras, necessárias para um bom desempenho da aprendizagem. Sendo assim, esse trabalho demonstra para os professores a importância da Psicomotricidade e que a falta desta pode afetar o desenvolvimento da leitura e da escrita nas crianças que estão iniciando a vida escolar, ou seja, a Educação Infantil.
dc.description.abstractThis work associates the research line to it: University, Docence and Formation of Professors analyze the course of Pedagogy of the Puc-Campinas, treating to the following questioning: The Psicomotricity as one disciplines of the course of Pedagogy, will be able to assist the professor of the Infantile education in pedagogical practical its? It was verified by means of literature and of interviews, that this science is superficially boarded in the related course. The Psicomotricity has been studied and argued for some authors, taking itself in consideration the phases of the development of the child and its contribution for the intellectual development of the same ones. The objective of this work is to present a proposal of performance in Psicomotricity for the formation of the professor, being emphasized its importance for the Infantile Education, verifying the acquisition of motor, necessary abilities for a good performance of the learning. Being thus, this work demonstrates for professors importance of Psicomotricity and that the lack of this can affect the development of the reading and the writing in the children who are initiating the pertaining to school life, or either, the Infantile Education.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectformação de professores
dc.subjectpsicomotricidade
dc.subjecteducação infantil
dc.subjectformation of professors
dc.subjectpsicomotricity
dc.subjectinfantile education
dc.titlePsicomotricidade e formação de professores: uma proposta de atuação
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes2195774574175488
puc.advisorLattes3883562938853685
puc.refereeMartins, Maria Cecilia
puc.refereeSoares, Suely Aparecida Galli
puc.refereeLattes8426147139124884
puc.refereeLattes1084851064977338
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples