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dc.contributor.advisorCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
dc.contributor.authorCabral, Rosemary Cardoso
dc.date.accessioned2022-02-16T18:11:39Z
dc.date.available2022-02-16T18:11:39Z
dc.date.issued2006-08-25
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15308
dc.description.abstractBaseado na Linha de Pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, este trabalho apresenta como ponto principal a preocupação com a prática docente numa Instituição de Ensino Superior na cidade de Campinas/SP. Partindo do princípio de que houve um grande aumento dos cursos jurídicos e, conseqüentemente, aumento da contratação de professores de educação superior, foi feito um estudo junto aos alunos do quinto ano da faculdade de Direito mencionada para saber qual a análise que eles fazem sobre a didática dos seus professores e como está, na visão deles, o processo ensino-aprendizagem. Também foram ouvidos alguns professores - os mais citados pelos alunos como sendo os melhores - e foram feitas comparações a respeito das suas opiniões e as dos alunos. O resultado foi surpreendente, tanto os alunos quanto os professores têm idéias e opiniões muito parecidas e ficou claro que o que mais se valoriza em um curso jurídico é o tradicional, tanto em relação à metodologia utilizada nas aulas (preferem a aula expositiva) quando às avaliações. Com esse estudo, foi possível identificar o que pode ser mudado ou não e como o professor deve agir diante de alunos tradicionais e as possibilidades de mudança desse quadro para uma situação de maior busca da aprendizagem.
dc.description.abstractBased in the Une of Research Universidade, Docência e Formação de Professores, this work presents as main point the concern with the practical professor in an Institution of Superior Education in the city of Campinas/SP. Leaving of the principie of that it had a great increase of legal courses e, consequently, increase of the act of contract of professors of superior education, was made a together study to the pupils of the fifth year of the mentioned law school to know which the analysis that they make on the didactics of its professors and as she is, in the vision of them, the process teach-Iearning. Also some professors had been heard - the most cited for the pupils as being the best ones - and had been made comparisons regarding its opinions and of the pupils. The result was surprising, as much the pupils how much the professors have ideas and opinions very seemed and were clearly that what more if values in a legal course is the traditional one, as much in relation to the methodology used in the lessons (they prefer the lesson expositive) when to the evaluations. With this study, he was possible to identify what he can be moved or not and as the professor must ahead act of traditional pupils and the possibilities of change of this picture for a situation of bigger search of the learning.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectdidática
dc.subjectprofessores
dc.subjectdireito
dc.subjecttradicional
dc.subjectprocesso ensino-aprendizagem
dc.subjecteducação superior
dc.subjectdidactics
dc.subjectprofessors
dc.subjectright
dc.subjecttraditional
dc.subjectprocess teach-learning
dc.subjectsuperior education
dc.titleO trabalho docente no curso de direito: a visão dos alunos
dc.title.alternativeThe teaching work in the course of right: the vision of the pupils
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes5141154450670694
puc.advisorLattes3883562938853685
puc.refereeNegrão, Ana Maria Melo
puc.refereeMachado, Vera Lúcia de Carvalho
puc.refereeLattes6206200661578083
puc.refereeLattes9375761445315596
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


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