Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
dc.contributor.authorAssis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz
dc.date.accessioned2022-02-16T18:12:02Z
dc.date.available2022-02-16T18:12:02Z
dc.date.issued2007-02-12
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15310
dc.description.abstractO presente texto, inserido na linha de pesquisa Universidade, docência e formação de professores , tem como objetivo principal reconhecer o papel do curso de Pedagogia no Brasil, que profissional forma e qual a sua identidade, considerando os segmentos formativos pouco articulados de profissionais da gestão educacional e professores das séries iniciais do ensino fundamental e educação infantil. Realizando co-relações através de resgate histórico-legislativo e estudo de dados obtidos através de aplicação de questionário em teóricos conhecidos na área. Os resultados obtidos colaboram com a construção de um perfil identitário próprio do pedagogo, profissional com rol de saberes que envolvem conhecimentos de gestão, organização e funcionamento escolar, assim como de ações formativas desenvolvidas em sala de aula, os quais puderam ser contrapostos com o perfil de profissional apresentado pelo CNE Conselho Nacional de Educação, através das diretrizes do curso, publicadas no início de 2006.
dc.description.abstractThe present paper, insert in the line of research University, teaching and professor s formation , aims in recognizing the role of educational background of educators in Brazil, what kind of professional it graduates and what is his identity, considering the low articulated formative segments of educational management and the ones in charge of the first and second cycles of Elementary school. There are, also, corelations through a legislative-historical recall and data study obtained through inquiries over well-known theoreticians. The gotten results collaborate with the construction of a singular education professional identity profile, a professional with knowledge that involves management, organization, and school functioning, as well as formative actions developed in classroom, which could have been counter-posted with the education professional profile presented by the CNE Conselho Nacional de Educação (National Education Council), through course s drivers, issued by the year of 2006.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectpedagogia
dc.subjectidentidade
dc.subjectformação
dc.subjecteducation
dc.subjectidentity
dc.subjectformation
dc.titleEspecialistas, professores e pedagogos: afinal, que profissional é formado na pedagogia?
dc.title.alternativeSpecialists, professors and educators: after all, which professional do education graduate?
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes9527743086394186
puc.advisorLattes3883562938853685
puc.refereeMarafon, Maria Rosa Cavalheiro
puc.refereeMachado, Vera Lúcia de Carvalho
puc.refereeLattes2192715954008210
puc.refereeLattes9375761445315596
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples