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dc.contributor.advisorCamargo, Dulce Maria Pompêo de
dc.contributor.authorCarvalho, Ricardo Delgado de
dc.date.accessioned2022-02-16T18:12:02Z
dc.date.available2022-02-16T18:12:02Z
dc.date.issued2006-08-31
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15312
dc.description.abstractO presente estudo se insere na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , e tem por objetivo entender como se desenvolve a educação ambiental no curso de Engenharia Ambiental de uma universidade pública do interior de São Paulo e quais as concepções de seus professores, sujeitos da pesquisa, sobre as práticas pedagógicas que desenvolvem relacionadas às questões do meio ambiente. Os dados foram coletados por meio de um questionário contendo perguntas abertas, e interpretados conforme os pressupostos da análise de conteúdo. Foram definidas a priori duas categorias de análise: meio ambiente e educação ambiental e formação do educador reflexivo. Verificou-se que há um entendimento restrito do que seja educação ambiental e meio ambiente, uma vez que nas respostas predominaram os aspectos conservacionistas do ambiente natural. Com relação à categoria formação do educador reflexivo, constatou-se, ao contrário do esperado, educadores ambientais desenvolvendo práticas pedagógicas com características tecnicistas. Para a superação desta dicotomia, propôs-se uma formação docente continuada, prevista na Lei 9.795/99, e apresentou-se duas sugestões de educação ambiental universitária: o mapeamento ambiental e o planejamento participativo.
dc.description.abstractThe present study inserts in the research line University, Teaching and Teachers Formation , and it has as objective to understand how to develop the environmental education in the course of Environmental Engineering in a public university in the interior of São Paulo and what are the teachers' conceptions, subject of the research, about the pedagogic practices that develop related to questions about the environmental way. The data were collected through a questionnaire containing open questions, and interpreted the presuppositions according to the contents analysis. It defined two categories for analysis: environment and environmental education and the reflexive educator's formation. It was verified that there is a restricted understanding of what is environmental education and environment, because in the answers predominate the conservationist aspects of natural atmosphere. Regarding the reflexive educator's category formation, it was verified, the contrary the expectations, environmental educators developing pedagogic practices with instrumental characteristics. The way to overcome this dichotomy, it intended a continuous educational formation, foreseen in the Law 9.795/99, and it was presented two suggestions of academic environmental education: the environmental map and the planning of participation.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectmeio ambiente
dc.subjecteducação ambiental
dc.subjectuniversidade
dc.subjectformação do educador reflexivo
dc.subjectprática pedagógica
dc.subjectenvironment
dc.subjectenvironmental education
dc.subjectuniversity
dc.subjectpedagogic practice
dc.titleFormação docente: educação ambiental na engenharia ambiental
dc.title.alternativeEducational formation: environmental education in the environmental engineering
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes2066963473161930
puc.advisorLattes5573826378717700
puc.refereeGurgel, Celia Margutti do Amaral
puc.refereeBalzan, Newton Cesar
puc.refereeLattes8590149906868056
puc.refereeLattes6995142158435943
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


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