Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAraujo, Elizabeth Adorno de
dc.contributor.authorRibeiro, Eloisa Helena Rodrigues Matielo
dc.date.accessioned2022-02-16T18:12:03Z
dc.date.available2022-02-16T18:12:03Z
dc.date.issued2006-05-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15313
dc.description.abstractO presente trabalho, inserido na linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores , analisa as contradições da política educacional em relação às possíveis contribuições da Universidade para a formação continuada de professores da escola básica. Analisou-se o Programa de Formação continuada Ensino Médio em Rede, para Professores de Ensino Médio, que na escola pesquisada ficou conhecido como Prometeus, idealizado e oferecido pelo Governo do Estado de São Paulo aos professores da rede pública. O Departamento de Engenharia de Produção da USP foi responsável pela elaboração dos materiais e orientação instrucional. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa. A pesquisadora participou, junto a um grupo de professores, da aplicação do projeto em uma escola do Ensino Médio no interior do Estado de São Paulo. Foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com um grupo de dez professores, participantes do Ensino Médio em Rede, para investigar o possível alcance de um curso de formação continuada na prática docente, bem como seus limites e contradições. Foram verificados diversos obstáculos no que tange à formação continuada de professores, como falta de material, pouco tempo para o desenvolvimento dos encontros, dificuldades da coordenadora local no repasse do curso, falta de compromisso do grupo, entre outros, devido à maneira como se organiza o espaço escolar e fatores externos que também influenciaram o processo. Entre os pontos positivos, foram apontados o relacionamento entre os pares, a qualidade do material e o fato do curso ocorrer no ambiente escolar em que o docente atua. Pretendeu-se, assim, oferecer reflexões sobre a formação continuada de professores condizentes às necessidades e possibilidades existentes.
dc.description.abstractThis work is part of the line of research University, Teaching and Teachers Formation . It studies the contradictions of the education policy concerning the University s possible contributions to the continuing formation of school teachers. This work has analyzed the Ensino Médio em Rede Continuing Formation Program for High School teachers. This program was known as PROMETEUS on the researched school and it was organized by the São Paulo State government and offered to public school teachers. USP s Production Engineering Department was responsible for material elaboration and instructional orientation. The research had a qualitative approach. The researcher and a group of teachers handed questionnaires and interviewed ten teachers from a high school in the São Paulo State countryside. All interviewed teachers were part of the Ensino Médio em Rede Program. Such questioning was made in order to find out the possible value of a Continuing formation course for teaching and also its limitations and contradictions. Several obstacles to teachers continuing formation were studied, such as lack of material, little time for meetings, problems concerning the course s funding, the group s non-commitment, and others due to lack of school space organization and outside factors that influenced the process. It was noted on the positive side the relationship among the teachers, material quality, and the fact that the research took place on the teachers working place. Thus, the research intended to offer reflections on teachers continuing formation that are adequate to the needs and possibilities at hand.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectuniversidade
dc.subjectformação de professores
dc.subjectprática docente
dc.subjectprojeto ensino médio em rede
dc.subjectuniversity
dc.subjectteacher formation
dc.subjectteaching
dc.subjectensino médio em rede project
dc.titleA formação continuada do professor: uma experiência com o ensino médio em rede
dc.title.alternativeThe continuing formation of the teacher: the experience of ensino médio em rede
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
puc.advisorLattes4905266424159579
puc.refereeRosa, Maria Inês Petrucci
puc.refereeCamargo, Dulce Maria Pompêo de
puc.refereeLattes8209374964160908
puc.refereeLattes5573826378717700
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples