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dc.contributor.advisorCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
dc.contributor.authorBiazzi, Maria Fernanda Rocha Tabacow
dc.date.accessioned2022-02-16T18:12:03Z
dc.date.available2022-02-16T18:12:03Z
dc.date.issued2006-05-29
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15314
dc.description.abstractO presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem por objetivo verificar como a história de vida de professores e suas experiências escolares com a avaliação, seja como aluno ou como professor, influenciam sua visão e prática docente no que tange à avaliação. Pretende também refletir como o processo avaliativo tem-se modificado ao longo da história da educação, bem como quais as funções da avaliação de acordo com as várias faces que pode assumir. Dado que o homem modifica o mundo em que vive através de sua ação e conseqüentemente é modificado por este mundo, realizamos uma pesquisa qualitativa com enfoque crítico-participativo, que teve como fonte o estudo exploratório, tendo sido coletadas entrevistas de professoras do Ensino Fundamental I de uma escola particular na cidade de Sorocaba-SP. Foram recolhidos dados sobre diferentes posições frente à avaliação, desde como o sujeito entende a avaliação, quais os instrumentos que utiliza para avaliar, quando e como avalia, posições essas resultantes das experiências supracitadas. O estudo mostrou que experiências avaliativas da vida escolar do entrevistado, positivas ou negativas, apontaram de que forma estas experiências afetam o professor.
dc.description.abstractThe aim of the present study, inserted in the University research line, Teaching and Teacher Formation is to verify how the school experiences on evaluation and the history of the teachers lives either as a students or as a teacher influence their views and practice concerning assessment. It s also intended to reflect how the evaluation process has been modified along the educational history, as well as the role of the evaluation according to the several facets it can assume. Since the man modifies the world in which he lives through his actions and consequently he is modified by this world, we carried out a qualitative research with a critical-participative approach having as its source the explanatory study where the interviews were made with elementary school teachers from a private school in Sorocaba- S.P. Data from different views concerning the assessment were collected, the way the person understands the assessment, the tools used for evaluation, when and how he evaluates. Such views result from experiences mentioned beforehand. The study showed that either positive or negative evaluative experiences of the school life of the interviewee pointed the way these experiences affect the teacher.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectavaliação
dc.subjectformação de professores
dc.subjectensino fundamental
dc.subjectevaluation
dc.subjectteacher formation
dc.subjectelementary school
dc.titleAvaliação da aprendizagem e formação do professor: concepções e experiências
dc.title.alternativeLearning evaluation and teacher formation: experiences and conceptions
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes7680060520825117
puc.advisorLattes3883562938853685
puc.refereeBruns, Maria Alves de Toledo
puc.refereeMachado, Vera Lúcia de Carvalho
puc.refereeLattes0362960564708880
puc.refereeLattes9375761445315596
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


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