Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlmeida Junior, João Baptista de
dc.contributor.authorSantos, Juliana Ormastroni de Carvalho
dc.date.accessioned2022-02-16T18:12:03Z
dc.date.available2022-02-16T18:12:03Z
dc.date.issued2006-06-20
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15316
dc.description.abstractEste trabalho, que se insere na linha de pesquisa Estudos em Avaliação, tem por objetivo avaliar as práticas de leitura e de escrita vivenciadas pelas professorandas do curso de Pedagogia de uma instituição particular localizada no interior do estado de São Paulo. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: análise do Projeto Pedagógico do curso pesquisado e aplicação de um questionário a uma classe de 41 ultimanistas do curso. O questionário constou de perguntas que visavam traçar o perfil dos respondentes e de perguntas sobre as práticas de leitura e escrita desenvolvidas na graduação. As respostas foram analisadas em torno de duas categorias relativas à habilidade de leitura e à habilidade de escrita, das quais foram constatadas várias modalidades de exercício. Os dados demonstram que a leitura, na graduação, é trabalhada, na maioria das vezes pelo professor, para promover o entendimento da classe acerca de um texto proposto anteriormente, reduzindo o tempo de debate e reflexão sobre o mesmo. Constatou-se também que a metodologia mais empregada pelos professores é uma forma didática nomeada leitura dinâmica . Na visão das professorandas, a leitura é considerada: fonte de informação, de conhecimento e de cultura; meio para desenvolverem o pensamento crítico e meio para se divertirem. Quanto à escrita, revelam que é empregada em resumos de textos, no relato de experiências, na avaliação e no registro de reflexões pessoais. Freqüentemente, há retorno da produção escrita às professorandas com comentários, notas ou direcionamentos específicos apostos pelo professor, convidando-as a um exercício de reescrita. Observou-se, nas respostas das professorandas, preocupação com os conteúdos da mídia.
dc.description.abstractThis work, which is insert in Studies in Evaluation research line, has for main goal to evaluate the reading and writing practice lived deeply by the Pedagogy course teachers at an particular institution located in São Paulo state countryside. The methodology procedures used were: analysis of the Pedagogical Project of the researched course and application of a questionnaire to a classroom of 41 last-year students of the course. The questionnaire consisted of questions that intended to trace the profile of the people who answered it and questions on developed reading and writing practice in the graduation. The answers had been analyzed around two categories related to the ability of reading and the ability of writing, which has been evidenced several modalities of exercise. The data demonstrate that the reading in the graduation is worked, in the most of the time, by the professor to promote the agreement of the classroom about a text considered previously, reducing the time of debate and reflection on the same. It also evidenced that the methodology most used by the teachers is a didactic form nominated "dynamic reading". In the teachers vision, the reading is considered: culture and knowledge and information source; a way to develop the critical thought and to have fun. About the writing, they demonstrate that it is used in text summaries, in the story of experiences, the evaluation and the register of personal reflections. Frequently, it has return of the written production to teachers with commentaries, notes or specific focus by the professor, inviting them for a rewrite exercise. It was observed, in the teachers answers, concerning with media contents.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectestudos em avaliação
dc.subjectcurso de pedagogia
dc.subjectprojeto pedagógico
dc.subjectleitura e produção de textos
dc.subjectstudies in evaluation
dc.subjectpedagogy course
dc.subjectpedagogy project
dc.subjectreading an text production
dc.titleLeitura e produção de textos escritos na formação do professorando do curso de pedagogia
dc.title.alternativeReading and written text production in teacher instruction of the pedagogy course
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
puc.advisorLattes5318059095732281
puc.refereeGhilardi, Maria Inês
puc.refereePayer, Maria Onice
puc.refereeLattes5762206717891766
puc.refereeLattes3378484970693261
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples