Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSordi, Mara Regina Lemes de
dc.contributor.authorPandolpho, Maria Heloisa da Silva
dc.date.accessioned2022-02-16T18:12:03Z
dc.date.available2022-02-16T18:12:03Z
dc.date.issued2006-06-23
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15324
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo conhecer a eficácia da formação inicial, proporcionada pelos Cursos de graduação em Ciências Biológicas, para a docência em Biologia, através dos olhares e experiências de professores no ensino dessa disciplina no Ensino Médio em escolas da Rede Pública de São Paulo D.E. Leste Campinas- /SP. A pesquisa está inserida na linha: Estudos em Avaliação . Pretendem-se reconhecer e analisar traços identitários construídos e reconstruídos ao longo do processo de profissionalização desde a escolha da profissão, formação inicial, inserção profissional e práxis educacional por meio de questionários com os egressos, oriundos de diferentes Instituições de Ensino Superior. Propõe também refletir sobre o curso de formação inicial, permitindo assim uma discussão sobre os desafios, as possibilidades e os entraves das Ciências Biológicas enfrentados pelas Instituições de Educação Superior frente ao atual contexto social, político e histórico da sociedade brasileira. Toma-se como pressupostos teóricos a discussão sobre Formação Inicial de Professores, Ensino de Biologia e Avaliação Institucional. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa e qualitativa, cujos sujeitos da pesquisa são professores de Biologia que atuam no ensino público. Os dados empíricos foram coletados através de questionários que abrangem questões fechadas e semi-estruturadas. Os eixos de análise foram: (1) Formação Inicial e a Inserção Profissional; (2) Docência: Significados e os Desafios da Profissionalização. Os resultados do estudo indicam a relevância da formação inicial como um dos requisitos básicos para a profissionalização docente articulada com a formação continuada e as condições de trabalho na construção de um ensino de qualidade.
dc.description.abstractThe present work aimed to know the efficacy of the initial formation proportioned by the graduation courses in Biological Sciences for the teaching performance in Biology through the looks and experiences of teachers in the education of this subject in high schools of public schools of the Public Net of São Paulo - D.E. East Campinas/SP. This research is concerned in the line: Studies in Evaluation . It is intended to recognize and analyze constructed and reconstructed identity traces throughout the professionalization process since the choice of the profession, initial formation, professional insertion and educational praxis by means of questionnaires with the graduated teachers from different colleges. It also considers a reflection on the initial formation course thus allowing a discussion on challenges, possibilities and the impediments of Biological Science faced by colleges concerning to the current social , political and historical context of the Brazilian society. It takes as estimated theoreticians the discussion on Initial Formation of Teachers, Teaching of Biology and Institutional Evaluation. It is about a study with quantitative and qualitative boarding, the participants of the present research were Biology teachers who work in public education. The empirical data was collected through questionnaires that involve closed and half-structuralized questions. The analysis axles were: (1) Initial Formation and the Professional Insertion; (2) Teaching: Meanings and the Challenges of the Professionalization. The results of the study indicate the relevance of the initial formation as one of the basic requirements for the teaching professionalization articulated with the continued formation and work conditions in the building up the quality in education.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectensino de biologia
dc.subjectformação inicial
dc.subjectavaliação de egressos
dc.subjectidentidade docente
dc.subjectprofissionalização
dc.subjecteducation of biology
dc.subjectinitial formation
dc.subjectevaluation of egresses
dc.subjectteaching identity
dc.subjectprofessionalization
dc.titleO ensino de biologia em questão: os vazios e as referências da graduação na prática docente sob o olhar de egressos
dc.title.alternativeThe teaching of biology in question: the background and performance of the biology teacher trough the graduates voices
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes3509504221453326
puc.advisorLattes6737123125852473
puc.refereeBruzzo, Cristina
puc.refereeCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
puc.refereeLattes9400212583866402
puc.refereeLattes3883562938853685
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples