Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAraujo, Elizabeth Adorno de
dc.contributor.authorSantiago, Dalva Gonzalez
dc.date.accessioned2022-02-16T18:12:03Z
dc.date.available2022-02-16T18:12:03Z
dc.date.issued2006-05-24
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15328
dc.description.abstractO presente trabalho, inserido na linha de pesquisa: Universidade Docência e Formação de Professores , tem como objetivo investigar o posicionamento de professores de diferentes cursos do Ensino Superior quanto ao uso das novas tecnologias educacionais como recurso pedagógico, e busca contribuir para o levantamento das dificuldades em relação à utilização das novas tecnologias no Ensino Superior, detectando indícios de resistência e/ou aceitação por parte dos professores na utilização da informática educacional. Desta forma, procurar-se-á contribuir para direcionar capacitações eficientes para o uso pedagógico da informática na educação superior. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, com a intenção de levantar a visão de professores do Ensino Superior quanto ao uso da informática educativa no processo de ensino-aprendizagem, procurando identificar o posicionamento dos docentes dos cursos de Geografia, Administração e Tecnologia em Gestão Ambiental das Faculdades ASMEC em relação a este tema. Foram enviados trinta e três questionários para os professores dos cursos citados anteriormente, obtivemos resposta de apenas quinze docentes que compuseram a amostra desta pesquisa. Destes, foram escolhidos quatro professores para serem entrevistados. A análise sinaliza pontos convergentes e divergentes entre a forma sugerida por autores que pesquisam essa temática e a forma como a informática educativa tem sido trabalhada pelos professores. O estudo oferece sugestões que poderão contribuir para a inserção da tecnologia na educação.
dc.description.abstractThe present work follows the line of research: University Teaching and Teacher Training . Its objective is to investigate the position of different professors concerning the use of new technologies as a pedagogical resource. It tries to contribute to a survey of difficulties regarding the utilization of new technologies in Higher Education, detecting indications of resistance and/or acceptance of the utilization of new technologies on the part of the professors. In this way it seeks to contribute to orientating efficient preparation in the pedagogical use of Information Technology in Higher Education. The study was developed with a qualitative approach with the intention of raising the consciousness of professors in Higher Education regarding the use of educational information technology in the teaching/learning process. The study identifies the position of teachers in the Geography, Administration and Environmental Management Technology courses of ASMEC University in relation to this theme. Three questionnaires were sent to professors of the courses cited above, and only fifteen professors responded, becoming the sampling of this study. From this group, four professors were chosen to be interviewed. The analysis shows convergent and divergent points about the model suggested by authors who research this theme and the model of how educational information technology has been employed by the professors. The study offers suggestions that could contribute to the insertion of technology in education.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectensino superior
dc.subjectinformática educativa
dc.subjectformação de professores
dc.subjecthigher education
dc.subjecteducation informational technology
dc.subjectteacher training
dc.titleNovas tecnologias e o ensino superior: repensando a formação docente
dc.title.alternativeNew technologies and higher education: rethinking teacher training
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
puc.advisorLattes4905266424159579
puc.refereeMiskulin, Rosana Giaretta Sguerra
puc.refereeCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
puc.refereeLattes4038761576121322
puc.refereeLattes3883562938853685
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples