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dc.contributor.advisorMegid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
dc.contributor.authorMadeira, Marcia Carolina de Araújo
dc.date.accessioned2022-02-16T18:12:26Z
dc.date.available2022-02-16T18:12:26Z
dc.date.issued2016-02-03
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15330
dc.description.abstractA Educação Ambiental, objetivo da Política Nacional de Meio Ambiente desde 1981, foi integrada nas últimas décadas em diversas leis brasileiras, a partir de abordagens multi, inter ou transdisciplinares do ensino. Contudo o que tem fundamentado as aulas e como tem ocorrido à relação da Educação Ambiental com o ensino é fato que merece estudo. Esta investigação buscou compreender como tem se estabelecido a relação entre a Educação Ambiental, que interage diretamente com fatos cotidianos, com a Educação Matemática. O problema de pesquisa assim se configura: Como a Educação Ambiental, quando em interação à Educação Matemática, tem sido considerada nas teses e dissertações que tratam tais temas e que investigam os processos de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental? O objetivo geral foi identificar nas teses e dissertações em Educação Ambiental defendidas entre 2007 e 2013 nos programas de pós-graduação que possuam entrelaçamentos com a Educação Matemática e tratem de processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental os seguintes aspectos: os conceitos, os aspectos formativos e as práticas docentes. O método de pesquisa foi a pesquisa bibliográfica, na perspectiva de organização de um quadro conceitual com os resultados das pesquisas relacionadas ao tema. As fontes para a consulta desses trabalhos foram os bancos de dados da CAPES — Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior —, da BDTD — Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e do Projeto EArte. Como termos de busca para a seleção das teses e dissertações, foram utilizados: “Educação Ambiental” e “Matemática”. A partir dessa captura de dados foram analisados 20 trabalhos, comparando os conceitos e práticas adotadas por meio da classificação de teóricos da Educação Matemática e Educação Ambiental. Os resultados obtidos indicam que 50% das pesquisas tiveram alinhamento na tendência crítica da Educação Ambiental enquanto que todas as pesquisas que abordaram a Educação Matemática, de forma direta, possuem um alinhamento com a corrente socioetnocultural. As maiores dificuldades apontadas pelos pesquisadores no ensino da Educação Ambiental foram à própria interdisciplinaridade, que requer grande conhecimento e uma melhor formação inicial e continuada dos professores. Os dados obtidos indicam que a formação dos docentes pode trazer possibilidades de desenvolver práticas socioambientais, com ênfase na interdisciplinaridade.
dc.description.abstractEnvironmental Education, objective of the National Environmental Policy since 1981, has been integrated in recent decades in several Brazilian laws, from multi, inter or transdisciplinary education approaches. This fact deserves study in order to investigate how the Environmental Education has interact with the teaching process. This study aimed to understand how has established the relationship between Environmental Education, which directly interacts with daily facts with mathematics education. The investigation issue can be summarized: How Environmental Education, when interacting with the Mathematics Education, has been considered in the theses and paper works investigating the processes of teaching and learning in elementary school? The general objective is constituted to identify the theses and dissertations in Environmental Education defended between 2007 and 2013 in graduate programs that have entanglements with Mathematics Education and dealing with teaching and learning in primary education the following aspects: concepts, the formative aspects and teaching practices. The method used was the bibliographic research, aiming to organize a conceptual framework with the results of related research. The sources for the consultation of these works were the CAPES databases - Higher Education Personnel Improvement Coordination - the BDTD - Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations and EArte Project. As search terms for selection of theses and dissertations were used: "Environmental Education" and "Math". From that capture data were analyzed 20 studies comparing the concepts and practices through theoretical classification of Mathematics Education and Environmental Education. The results indicate that 50% of researches have alignment in the critical trend of Environmental Education while all the research that broach directly the mathematics education have an alignment with socioetnocultural trend. The greatest difficulties noted by researchers in Environmental Education teaching were the interdisciplinary, which requires great knowledge and a better initial and continuing teacher formation. The data indicate that the formation of teachers with emphasis on interdisciplinarity can bring opportunities to develop social and environmental practices.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjecteducação ambiental
dc.subjecteducação matemática
dc.subjectformação de professores
dc.subjectenvironmental education
dc.subjectmathematics education
dc.subjectteacher formation
dc.titleEducação ambiental e educação matemática: uma busca pela interação
dc.title.alternativeEnvironmental education and mathematics education: a search for interaction
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes3335902095526479
puc.advisorLattes7733644439876265
puc.refereeRios, Monica Piccione Gomes
puc.refereeRink, Juliana
puc.refereeLattes8794565484100151
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


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