Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
dc.contributor.authorSimões, Daniela Dantas Ribeiro
dc.date.accessioned2022-02-16T18:12:27Z
dc.date.available2022-02-16T18:12:27Z
dc.date.issued2009-12-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15334
dc.description.abstractEste estudo contextualiza o ensino técnico industrial, a partir da Escola Técnica Estadual Pedro Ferreira Alves, considerando o movimento sociocultural e político em torno da construção e do surgimento dessa instituição. O interesse por esta pesquisa emerge da preocupação com a formação do trabalhador brasileiro de nível técnico. O trabalhador que a cada momento perde a voz e a vez. Cabe ressaltar que a educação, no presente estudo, não é tratada de forma estanque dos acontecimentos econômicos e sociais. Buscou-se resgatar, através do relato do primeiro diretor da Escola Técnica Estadual Pedro Ferreira Alves, de reportagens da imprensa local e do Plano Plurianual de Gestão/2009, a trajetória da escola desde a sua implementação até o corrente ano de 2009. Nesse contexto, percebeu-se que seria preciso pontuar a legislação referente ao ensino técnico industrial e, posteriormente, ao ensino profissional para verificar a emblemática presente. Como forma de subsidiar análises, discorreu-se sobre referenciais teóricos focados na legislação do ensino técnico, nas relações entre trabalho e educação e no mundo do trabalho . A partir de então, chegou-se à pesquisa empírica, cuja metodologia consistiu em entrevistas semi-estruturadas gravadas com a direção e a coordenação dos cursos voltados à indústria ofertados pela supracitada Escola, a fim de investigar como se dá o enquadramento de uma instituição técnica no âmbito do sistema neoliberal estabelecido. Detectou-se considerável quadro de evasão escolar. Percebeu-se que a formação do trabalhador não se dá somente através dos muros da escola, e sim, através de suas relações sociais, desmistificando a lógica neoliberal de que a escola é a única responsável pela educação do trabalhador. Constatou-se também paralelismo entre a legislação voltada ao ensino técnico e a lógica neoliberal.
dc.description.abstractThis study contextualizes the technical industrial education from the School Technique Estate Pedro Ferreira Alves, considering the cultural and political movement around the building and the emergence of this institution. Interest in this research arises from the concern with the formation of the Brazilian worker at the technical level. A worker who loses every time the voice and time. It should be noted that education in this study, it is not dealt with the tight economic, and social events. We tried to recover, through the report of the first director of School Technique Estate Pedro Ferreira Alves, the local press and the Multi-Year Plan/2009, the trajectory of the school since its inception till the year 2009. In this context, it was felt that it would take to score the legislation relating to industrial and technical education, later teaching professional to verify this flagship. As a way of subsidizing analysis, talked about theoretical laws focused on technical education, the relationship between work and education and the world of work. Since then, it was empirical research whose methodology consisted of semi-structured interviews recorded with the direction and coordination of courses geared to industry offered by School Technique Estate Pedro Ferreira Alves above in order to investigate how the framework of an institution technique in the framework of the neoliberal system established. We detected considerable part of truancy. It was felt that the training of the worker is only through the school walls, but through their social relations, demystifying the neoliberal logic that the school is solely responsible for the education of the worker. It was also parallelism between legislation focused on the technical education and liberal logic.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectensino técnico industrial
dc.subjectlegislação
dc.subjectneoliberalismo
dc.subjecttechnical education industry
dc.subjectlegislation
dc.subjectneoliberalism
dc.titleProcessos históricos, políticos e econômicos associáveis ao ensino técnico industrial: um estudo de caso
dc.title.alternativeHistorical processes, political and economic risks from industrial technical education: a case study
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes1235774359404703
puc.advisorLattes3883562938853685
puc.refereeLombardi, José Claudinei
puc.refereeAraujo, Elizabeth Adorno de
puc.refereeLattes9792876515583843
puc.refereeLattes4905266424159579
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples