dc.contributor.advisor | Camargo, Dulce Maria Pompêo de | |
dc.contributor.author | Cella, Silvana Machado | |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T18:12:27Z | |
dc.date.available | 2022-02-16T18:12:27Z | |
dc.date.issued | 2007-04-25 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15336 | |
dc.description.abstract | O presente estudo está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , e visa refletir sobre o educador que dedica seu trabalho ao ensino de adolescentes que cometeram ato infracional. Foram entrevistadas seis profissionais, entre pedagogas, assistentes sociais e professoras universitárias e, por meio da pesquisa qualitativa buscou-se perceber a exclusão sentida e vivenciada por essas educadoras. Além disso, o trabalhou visou conhecer as práticas cotidianas, as dificuldades e deficiências na formação do educador. Conclui-se que o educador exerce papel fundamental na dualidade dos estabelecimentos de custódia que mesclam características de prisão e escola e que o envolvimento dessas profissionais é imprescindível para que se cumpram os preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente. | |
dc.description.abstract | This study is inserted in University, teaching, and teachers formation , research s line, intend to reflect about the work and devotion of the educator teaching teenagers which had bad behavior and illegal acts. Six professionals had been interviewed, some of them are therapist, social assistant and university teachers, and this qualitative research allows a deep analysis to reflect about the exclusion of those teenagers. Moreover, the work aimed at to know practical the daily ones, the difficulties and deficiencies in the formation of the educator. We ve concluded that the work of the educator is essential in the duality of the establishments of custody mixing characteristic of safekeeping and school and that the evolvement of these professionals is essential so that the rules of the statute of the child are fulfilled. | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | PUC-Campinas | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | universidade | |
dc.subject | formação de professores | |
dc.subject | Estatuto da Criança e do Adolescente | |
dc.subject | exclusão/inclusão | |
dc.subject | university | |
dc.subject | teachers formation | |
dc.subject | statute of the child | |
dc.subject | exclusion/inclusion | |
dc.title | A formação de professores para educação de adolescentes em conflito com a lei | |
dc.title.alternative | The teachers formation for education of teenagers in conflict with the law | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
dc.identifier.lattes | 0300908598906308 | |
puc.advisorLattes | 5573826378717700 | |
puc.referee | Caro, Sueli Maria Pessagno | |
puc.referee | Souza, Érica Renata de | |
puc.refereeLattes | 3031064020342091 | |
puc.refereeLattes | 2180923030669698 | |
puc.center | CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | |
puc.undergraduateProgram | Programa de Pós-Graduação em Educação | |