Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAraujo, Elizabeth Adorno de
dc.contributor.authorRett, Silvana Bueno Teixeira
dc.date.accessioned2022-02-16T18:12:27Z
dc.date.available2022-02-16T18:12:27Z
dc.date.issued2008-02-22
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15337
dc.description.abstractDevido às mudanças sócio-econômicas e políticas ocorridas no mundo e a forte presença das novas tecnologias, a educação vem se modificando para acompanhar esse processo de globalização. Nesse contexto, a Educação a Distância (EAD) vem sendo utilizada também como um meio de capacitação de professores para que se adaptem às novas exigências da modernidade. O objetivo deste trabalho foi analisar a influência dos cursos de EAD, especificamente o TV na escola e os desafios de hoje , que sugeriu a aplicabilidade das novas tecnologias na prática do professor. Analisar a EAD, o curso TV na escola, a necessidade da formação continuada de professores, as exigências do mercado de trabalho foram questões abordadas neste trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, através de pesquisa bibliográfica e de campo, em que um questionário misto foi respondido por professores para observar a inserção das novas tecnologias na prática pedagógica em Escolas Públicas de Campinas SP, que participaram da capacitação através da modalidade EAD. A pesquisa apontou que, a partir do curso, a maioria dos professores inseriu recursos tecnológicos na sua prática pedagógica, conscientes da importância de melhorar a qualidade do ensino, consideraram o curso de forma positiva, embora tenham demonstrado preferência pela modalidade presencial. Espera-se com o trabalho contribuir com as discussões sobre a incorporação de tecnologias na prática do professor, com vistas à melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental e Médio e também refletir sobre o uso da EAD nos cursos de Formação Continuada.
dc.description.abstractDue to socioeconomic and political changes occurred in the world and the powerful presence of new technologies, the education has changed to follow the globalization process. In this context, the Distance Education (EAD) has also been used as a way of enabling teachers so that they adapt themselves to the new demands of present time. This research has as objective to analyze the influence of EAD courses, more precisely, the TV at school and challenges of today , which suggests the use of new technologies in teacher s practice. To analyze the EAD, the TV at school course, the necessity of teachers continuous formation, and the demands of the job market are issues that were discussed in this work through bibliography and field research, in which a mixed questionnaire was answered by teachers in order to notice the insertion of new technologies in teachers pedagogical practices in Campinas public schools, who took part in qualification courses through the EAD kind. This research pointed out that, from the course on, teachers included technological resources in their pedagogical practices, aware of the importance of improving the teaching quality and considered the course from a positive perspective, although they have shown preference for the presence kind. This work wants to contribute to the discussions on the inclusion of technologies in teachers practice, bearing in mind the improvement of quality of students learning from Elementary and High School and also reflect on the use of EAD in Continuous Formation Courses.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectformação de professores
dc.subjecteducação a distância
dc.subjectprática pedagógica
dc.subjectteachers formation
dc.subjectdistance education
dc.subjectpedagogical practices
dc.titleFormação continuada de professores por meio da educação a distância (EAD): influências do curso TV na Escola e os desafios de hoje
dc.title.alternativeTeachers continuous formation by means of distance education (EAD): influences of TV at school and challenges of today course
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes8075781206924825
puc.advisorLattes4905266424159579
puc.refereeOliveira, Lucila Maria Pesce de
puc.refereeBrumatti, Raquel Normandia Moreira
puc.refereeLattes4867232275873194
puc.refereeLattes7446301585590472
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples