Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCaiado, Katia Regina Moreno
dc.contributor.authorBarros, Wanda Maria Braga
dc.date.accessioned2022-02-16T18:12:27Z
dc.date.available2022-02-16T18:12:27Z
dc.date.issued2008-06-13
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15342
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é analisar o trabalho pedagógico no ensino médio e em que condições ele é desenvolvido, com os alunos com deficiência física e auditiva que estão em classe comum, em duas escolas da rede estadual, na Região Metropolitana de Campinas. Considera-se neste trabalho, como inclusão, o acesso, a permanência e a garantia de bom desempenho escolar desses educandos. A pesquisa fundamenta-se num referencial teórico histórico-crítico, onde a história da educação e as políticas educacionais embasam o estudo. Como procedimento metodológico, foram aplicados questionários com perguntas abertas a treze educadores e, posteriormente, foram feitas entrevistas com quatro professores, dois coordenadores pedagógicos e quatro alunos com deficiência que relataram suas vivências sobre o cotidiano escolar. A pesquisa pretende trazer reflexões sobre o trabalho pedagógico com os alunos com deficiência, bem como os demais alunos do ensino médio. Os resultados revelaram que embora tenham ocorrido avanços no acesso dos alunos ao ensino médio, esse nível de ensino, em função das taxas de evasão, é seletivo, além disso, os alunos estão concluindo-o sem o conhecimento necessário para enfrentar o trabalho e a vida. Os relatos dos professores e alunos revelaram: 1) As condições adversas de trabalho do professor; 2) A formação insuficiente dos professores para o trabalho com todos os alunos em classe comum; 3) Os educandos estão desinteressados pela escola, porque não vêem relação entre os conteúdos ministrados nas aulas e a vida, o futuro; 4) Os alunos com deficiência dependem do apoio da família e ou colegas da escola para terem condições necessárias à educação escolar.
dc.description.abstractThe research s objective is to analyse the pedagogical work in medium level public schools and the conditions this work is developed regarding handicapped students and with poor hearing conditions, who are allocated to regular classrooms, in two public shools in the Campinas metropolitan region. In this work, we consider as inclusion the access, permanency and learning performance of these students. The foundation of the research lies on a qualitative approach and the data will be analysed from a theoretical and historical-critical reference whose grounds are the history of education and educational policies. As methodological procedure, open-ended questionnaires were applied to thirteen preceptors and afterwards interviews were carried out involving four teachers, two pedagogical coordinators and four handicapped students, who reported their experiences in the school routines. The research s aim is to ponder on the pedagogical work of these students, as well as of the rest of the other medium level students. The results revealed that, although many advances have occurred regarding the access to the medium level education, it can be considered selective because the evasion rates are high and students are leaving school without the expected consistency of knowledge to face the struggles of daily life and demands of work. The teachers and students reports revealed: 1) Adverse conditions of teachers work 2) Insufficient development of teachers to work with all regular students in the classroom.3) Lack of interest of students as they cannot see the relationship between the content presented at school and their daily lives and future perspectives. 4) The handicapped students depend on the support of their families or colleagues to afford the necessary conditions to education.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectalunos com deficiência
dc.subjectensino médio
dc.subjectcondições de trabalho
dc.subjecthandicapped students
dc.subjectmedium level education
dc.subjectwork conditions
dc.titleO trabalho pedagógico no ensino médio, na rede pública estadual paulista: desafios à inclusão dos alunos com deficiência
dc.title.alternativeMedium level (high school) pedagogical work in public schools in São Paulo: challenges to the inclusion of handicapped students
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes3484980378155443
puc.advisorLattes0803778280883949
puc.refereePrieto, Rosângela Gavioli
puc.refereeAzevedo, Heloisa Helena Oliveira de
puc.refereeLattes9335359966061935
puc.refereeLattes4704506667255915
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples