Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlmeida Junior, João Baptista de
dc.contributor.authorPagliarini, Eliana de Camargo Magalhães
dc.date.accessioned2022-02-16T18:12:50Z
dc.date.available2022-02-16T18:12:50Z
dc.date.issued2004-11-29
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15348
dc.description.abstractO presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , objetiva enfocar a questão da interdisciplinaridade, enquanto atitude docente, e sua ocorrência na formação do professor. O estudo apresenta como sugestão uma prática para a formação interdisciplinar dos futuros docentes, cuja ação do professor necessita de abertura ao diálogo com os outros docentes, compromisso com a pesquisa e a comunicação e interesse na integração epistemológica, considerando, ainda, a inserção do licenciando como sujeito parceiro e não simplesmente um produto final do processo. Para conhecer a opinião dos docentes do Ensino Superior sobre a interdisciplinaridade, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa. O questionário, com sete questões fechadas para a identificação do docente e uma questão fechada e oito abertas sobre a interdisciplinaridade, foi distribuído para trinta e cinco professores de História de duas universidades de Campinas. A análise foi feita a partir das respostas recebidas de apenas cinco professores e uma professora. Como resultado, a pesquisa mostrou a falta de experiência do docente universitário quanto à interdisciplinaridade e a idéia de que a mesma é feita somente de integração de disciplinas, sem levar em consideração o diálogo entre os docentes e a parceria com o aprendiz.
dc.description.abstractThis current work linked to the research line University, Teaching and Professors graduation , aims at focusing the interdisciplinarity question referring to a teaching attitude and its necessity in teacher s graduation. A teacher whose practice needs an open dialog among teachers, a commitment with the research and communication and interest in the epistemological integration taking into consideration as well the licensing role as a partner and not simply a process final product. The study presents as a suggestion, a practice for the future professors graduation so that they behave in an interdisciplinary way, as partners in the construction/production of the truth knowledge. In order to elaborate this work, a survey of qualitative approach was carried out with professors graduated in two majors about the professors opinion referring to the interdisciplinary practices. As a result, the survey showed a lack of experience of the university professor and the idea that the interdisciplinarity is made only of discipline integration. Professors cannot notice that the action depends on the dialog openness, which involves the student as a main partner.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectformação de professores
dc.subjectinterdisciplinaridade
dc.subjectparceria professor/aluno
dc.subjecttrabalho integrado
dc.subjectprofessors graduation
dc.subjectinterdisciplinarity
dc.subjectpartnership professor/student
dc.subjectintegrated work
dc.titleA formação docente para o trabalho interdisciplinar no ensino superior
dc.title.alternativeTeaching graduation for interdisciplinar work in higher education
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes4342326446203852
puc.advisorLattes5318059095732281
puc.refereeSoligo, ângela Fátima
puc.refereeLopes, Jairo de Araujo
puc.refereeLattes4843595011450111
puc.refereeLattes4244247989810231
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples