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dc.contributor.advisorAraujo, Elizabeth Adorno de
dc.contributor.authorCastro, Roseli de
dc.date.accessioned2022-02-16T18:12:50Z
dc.date.available2022-02-16T18:12:50Z
dc.date.issued2008-02-29
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15351
dc.description.abstractA rapidez com que a tecnologia avançou nos últimos anos lança, para os governos e sociedade civil, o desafio de traçar estratégias de educação que estejam em sintonia com os modernos paradigmas de acesso à informação. O Brasil vem se esforçando para adequar os programas de educação a distância aos novos paradigmas, mas a realidade é que a evolução da tecnologia e as mudanças paradigmáticas são muito mais rápidas. Nesse sentido, o presente trabalho, dentro da linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem por objetivos: analisar as implicações da tecnologia nos paradigmas que permeiam o desenvolvimento da Educação a Distância na formação continuada de professores; traçar um panorama dos atuais programas governamentais de formação continuada de professores na modalidade de Educação a Distância no país e, especificamente, analisar o Projeto Ler e Viver , na tentativa de melhor compreender essa delicada relação entre necessidades contemporâneas reais da Educação a distância e o exercício dessa modalidade de ensino. Através da pesquisa bibliográfica e da aplicação de questionários a professores participantes do citado projeto foi possível articular os aspectos da implementação de programas de Educação a Distância na formação de professores e sua relação com o paradigma pós-industrial de educação a distância.
dc.description.abstractThe high speed of the technology in recent years leaves, for the government and the civil society, the challenge of creating strategies of education in accordance with the modern paradigms to process information. Brazil has been working hard to adapt the programs of on-line education to the new paradigms, but the evolution of technology and the paradigmatic changes are much faster. Thus, the present work bearing the line of research: University, Teaching and Training of Teachers aims to reflect on the implications of the technology in the paradigms that permeate the development of the on-line education in the continuing training of teachers; give an overview of the current government programs of the continuing training for teachers in the form of OLE in Brazil and specifically to analyze the "Read and Living Project", in an attempt to better understand this delicate relationship between real, contemporary needs of the OLE and the practice of this form of teaching. Through a bibliographic research and the application of questionnaires to the teachers of the mentioned project, it was possible to articulate the aspects of the implementation of the OLE programs in the training of teachers and their relation to the post-industrial paradigm of the on-line education.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectformação de professores
dc.subjectpolíticas educacionais
dc.subjecteducação a distância
dc.subjecttecnologia
dc.subjectteachers training
dc.subjecteducational policies
dc.subjecton-line education
dc.subjecttechnology
dc.titleEducação a distância na sociedade informática: desafios na formação continuada de professores do ensino básico - projeto ler e viver
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes5653977654602182
puc.advisorLattes4905266424159579
puc.refereeSantade, Maria Suzett Biembengut
puc.refereeCarvalho, José Oscar Fontanini de
puc.refereeLattes4036634283191761
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


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