Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAraujo, Elizabeth Adorno de
dc.contributor.authorFrança, Acácio Silveira
dc.date.accessioned2022-02-16T18:12:51Z
dc.date.available2022-02-16T18:12:51Z
dc.date.issued2008-02-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15353
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por finalidade fazer uma análise crítica sobre a atividade docente diante do uso das tecnologias de informação e comunicação e do contexto educacional atual. Para subsidiar o estudo foram realizadas entrevistas com o propósito de conhecermos a visão de pesquisadores que possuem publicações ou pesquisas relacionadas ao tema. Trata-se de um estudo que está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores do programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas. A metodologia utilizada foi de uma abordagem qualitativa, e reuniu um estudo bibliográfico sobre o tema e a realização de entrevistas semi-estruturadas. Pretendeu-se, com as entrevistas, obter base para discutir as atividades docentes frente às tecnologias de informação e comunicação, tendo como objetivo identificar a necessidade de que os cursos de formação de professores devem propiciar um espaço de trabalho, de reflexão e de orientação aos futuros docentes com vistas à inserção das tecnologias de informação e comunicação na Educação, dentro de uma perspectiva de revalorizar e ressignificar a atividade docente, considerando o papel do professor como presença imprescindível no processo de ensino e de aprendizagem.
dc.description.abstractThe purpose of the present research is to make a critical analysis of the educator s role considering the use of information and communication technologies in the current educational context. Interviews were carried out so as to support this study and to understand the vision of researchers who have published several papers or done researches on the theme. It is, in fact, part of the line of research University, Docency and Teachers development of the Post-Graduate Program Stricto Sensu in Education of PUC-Campinas. The methodology applied follows a qualitative approach and encompasses a vast bibliography on the topic and semi-structured interviews. Our objective with the interviews was to obtain a basis for the discussion of activities concerning the Educator s role before information and communication technologies, seeking to identify the need that teachers development courses have for providing opportunities for work, reflection and orientation to future educators envisaging the insertion of information and communication technologies in Education, within a tendency to revalue and give a new meaning to the docent s work viewing the educator as an essential figure in the learning and teaching process.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectdocência
dc.subjectformação de professores
dc.subjectglobalização
dc.subjectinovação
dc.subjecttecnologia
dc.subjectdocency
dc.subjectteacher s development
dc.subjectglobalization
dc.subjectinnovation
dc.subjecttechnology
dc.titleRessignificar a docência diante das tecnologias de informação e comunicação
dc.title.alternativeReconceptualizing docency in face of information and communication technologies
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes2758447463170880
puc.advisorLattes4905266424159579
puc.refereePachane, Graziela Giusti
puc.refereeMiskulin, Rosana Giaretta Sguerra
puc.refereeLattes4049705154151062
puc.refereeLattes4038761576121322
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples