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dc.contributor.advisorBalzan, Newton Cesar
dc.contributor.authorBaffa, Andréa Mendes
dc.date.accessioned2022-02-16T18:12:51Z
dc.date.available2022-02-16T18:12:51Z
dc.date.issued2008-02-20
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15354
dc.description.abstractTendo como cenário o Internato Médico da PUC-Campinas nos anos de 2006 e 2007, demos voz aos atores principais do processo ensino aprendizagem alunos e professores a fim de buscarmos elementos que nos permitissem a elaboração de um diagnóstico embasados em um referencial teórico sobre qual seria a função da avaliação no processo de aprendizagem em serviço. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa em que foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com sujeitos parceiros da pesquisa e posterior realização da análise dos dados, utilizando categorias da Análise do Discurso, à luz da bibliografia que dá suporte teórico à mesma. A questão fundamental que norteou este trabalho foi: será que a avaliação do Internato Médico na PUC-Campinas que é um período do curso que guarda características peculiares e tão diversas dos demais, uma vez que se caracteriza pelo aprendizado em serviço é ainda praticada de modo a privilegiar o domínio cognitivo, isto é, a verificação de conhecimentos teóricos em detrimento dos demais domínios: afetivo e psicomotor? Dessa indagação advêm os seguintes objetivos específicos: procurar apontar quais seriam as dificuldades do professor-médico do Internato da PUC-Campinas na elaboração e aplicação de um processo avaliativo formativo, includente e dialógico; identificar dentre os alunos e professores do Internato Médico da PUC-Campinas qual a concepção que e ambos têm de avaliação (haveria influência da prática avaliativa sobre o aprendizado do aluno?) e finalmente, diagnosticar quais seriam as diferenças e semelhanças entre a avaliação praticada nos períodos iniciais do curso e no Internato. Analisamos os discursos de professores e alunos entrevistados, valendo-nos da Análise do Discurso e elaborando eixos temáticos de análise, a fim de darmos voz aos sujeitos do processo avaliativo, e com isso, identificarmos suas concepções de avaliação. Por fim, nas considerações finais apresentamos contribuições para a construção de um processo avaliativo mais inclusivo, dialógico e compromissado com a formação do cidadão médico.
dc.description.abstractThis work studies the Medical Internship of PUC Campinas from 2006 to 2007 by letting the principal individuals involved in its process of teaching/learning students and teachers speak out. Based on a theoretical reference about what could be the function of grading in the process of in-service learning, its purpose is to discover those elements that could be diagnosed. The study employs a qualitative approach involving semi-structured interviews with subject-partners. Afterwards, the data is analyzed using Discourse Analysis in the light of the bibliography that provides the theoretical support for the same The fundamental question orienting this work was: could it be that grading in Medical Internship at PUC Campinas a period of the course that has such peculiar and diverse characteristics compared to the others since it is in-service learning is still practiced favoring cognitive dominion, i.e., verification of technical knowledge in detriment to the rest of dominions like the emotional and psychomotor? From this indagation the following specific objectives are arrived at: to see what are the difficulties of the teacher-doctor of Internship at PUC Campinas in elaborating and applying a formative grading process that is inclusive and dialogic; to identify what concept the students and teachers have about grading (does the grading process influence the learning of the student?); and finally, to diagnose what are be the differences and similarities between the grading practiced in the beginning periods of the course and in Internship. We analyze the discourse of the teachers and students interviewed, using Discourse Analysis and elaborating thematic lines of analysis in order to let the subjects talk about the grading process for us to identify their concepts of grading. In the final considerations we present contributions for constructing a grading process that is more inclusive and dialogic, committed to forming the citizen-doctor.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectinternato médico
dc.subjectavaliação da aprendizagem
dc.subjecteducação superior
dc.subjectcurso de medicina
dc.subjectmedical intern
dc.subjectgrading
dc.subjecthigher education
dc.subjectmedicine
dc.titleInternato médico: desafios da avaliação da aprendizagem em serviço
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes9685859399012112
puc.advisorLattes6995142158435943
puc.refereeBrenelli, Sigisfredo Luís
puc.refereeTeixeira, Maria Aparecida Barone
puc.refereeLattes4537070294209950
puc.refereeLattes9697478862141248
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


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