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dc.contributor.advisorCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
dc.contributor.authorFlorentino, Eva Conceição Aparecida
dc.date.accessioned2022-02-16T18:12:51Z
dc.date.available2022-02-16T18:12:51Z
dc.date.issued2007-06-29
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15355
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo refletir sobre uma experiência na formação de professores implementada no município de Jundiaí, estado de São Paulo. Tem por objeto de estudo a ampliação das discussões sobre as possibilidades concretas de realização da melhoria do ensino e da educação, partindo do investimento na formação de seus sujeitos, no âmbito pessoal, acadêmico e na sua atuação profissional. Pretende discutir e desmistificar o uso do aparato tecnológico em sala de aula através de um olhar local e atento para o importante papel da avaliação como processo de formação do profissional em serviço e na melhoria da qualidade do ensino e observa a instrumentalização das instituições com aparatos tecnológicos, como facilitadora da comunicação e aproximadora de linguagens, auxiliares do processo de ensino-aprendizagem e a importância da utilização da avaliação como instrumento auxiliar na intervenção e resolução de problemas. São utilizadas a análise documental e a entrevista com alguns dirigentes de ensino, incluindo-se o próprio Secretário da Educação do Município. Enfatiza a necessidade da participação de toda a equipe escolar em conjunto com a estrutura de uma Secretaria de Educação que aproxime e acolha as suas instituições respeitando as suas necessidades locais e assistindo-as no seu desenvolvimento com o Projeto Político Pedagógico.
dc.description.abstractThe present work aims at reflecting on an experience in Teacher Formation implemented in Jundiai, a city in the countryside of Sao Paulo. Its focus is on broadening the discussions on real possibilities of improving teaching and education, from the investment in teacher formation, including personal, academic and professional aspects. This work has the goal of discussing and dismystifying the use of the technological aparatus in classrooms through a local point of view, and points out at the important role of assessment as an in-service process and to the improvement in the quality of teaching . It also focuses on the instrumentalization of such institutions , firstly as a means to facilitate both comunication and languages, which help the teaching-learning process. Secondly, the importance of assessment as a helping instrument in intervening and solving problems. We have used documental analysis and interviews with some educators, including the Secretary of Education of the aforementioned city. This work emphasizes the need of the whole academic staff participation together with the structure that the Secretary of Education can provide, so that they can become more interactive and local needs can be observed, as a way to help the development of the Political-Pedagogical Project.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectformação de professores
dc.subjecttecnologia e avaliação
dc.subjectteacher formation
dc.subjecttechnology
dc.subjectassessment
dc.titleUm estudo sobre a formação do educador: tecnologia e avaliação
dc.title.alternativeA study on teacher formation:technology and assessment
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes5025145315536500
puc.advisorLattes3883562938853685
puc.refereeBruns, Maria Alves de Toledo
puc.refereeAzevedo, Heloisa Helena Oliveira de
puc.refereeLattes0362960564708880
puc.refereeLattes4704506667255915
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


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