Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
dc.contributor.authorBernardo, Maria Angélica Baldassa
dc.date.accessioned2022-02-16T18:12:51Z
dc.date.available2022-02-16T18:12:51Z
dc.date.issued2006-02-01
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15357
dc.description.abstractEste trabalho tem por objeto de pesquisa a educação superior, a formação e a atuação do docente, profissional da educação. Inserido na linha de pesquisa Universidade, docência e formação de professores , tem por objetivo pesquisar o processo de construção da formação do docente da educação superior, como e onde se formam estes profissionais, uma construção que é histórica, acontece e se desenvolve individual e coletivamente. Esta pesquisa busca conhecer também os desafios e as possibilidades para os docentes e para a educação na atualidade, cada vez mais questionados quanto ao seu papel na sociedade contemporânea. Através de uma pesquisa bibliográfica, documental e da utilização de entrevistas com professores, das fontes orais como procedimento metodológico, procuramos conhecer como se constroem as trajetórias de vida docentes, quais as influências, os modelos e os desafios. A investigação realizada mostra-nos, através das histórias de vida e das trajetórias docentes, que a formação deste profissional é um processo que está permanentemente em construção, que ele é único, individual, mas que é influenciado por diferentes contextos, pelo momento histórico, pelas condições de vida pessoal e profissional, pelos companheiros de profissão. As contradições e os desafios presentes na educação superior e para os seus profissionais são cada vez maiores, confirmando-nos a necessidade de pesquisas que busquem conhecer de forma reflexiva e crítica a formação e a atuação do docente da educação superior.
dc.description.abstractThis study has as research object the university and the formation and practice of teacher as a professional of education. It is inserted in the research line University, Teaching and Teachers Formation , and its objective proposes the investigation of the construction process of formation of university teachers, how and where these professionals are formed, a construction that is historical and that occurs and takes place individually and inside collective relationships. This investigation also tries to know challenges and possibilities faced by teachers and education nowadays, more and more questioned at several aspects concerning their role in contemporary society. In this study, by making use of a bibliographical and documental research, and supported by teachers interviews, taken as oral sources adapted as methodological procedure, we tried to know how are constructed teachers life trajectories, which are the influences, models and defiance's there presented. The investigation shows us, throughout the stories of life and teachers routes, that the formation of this professional constitutes a process permanently in construction, individual, unique, but also influenced by different contexts, historical moments and by conditions of personal and professional life as well by professional partners. Contradictions and challengers presented in the university, always larger, faced by these professionals confirm the need of researches that bring reflexive and critical knowledge about the formation and practice of the teacher of superior education.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjecteducação superior
dc.subjectformação docente
dc.subjectatuação docente
dc.titleDesafios da educação superior na atualidade: trajetórias docentes
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes4373150386800136
puc.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761168Z3&dataRevisao=null
puc.refereeMarafon, Maria Rosa Cavalheiro
puc.refereeCastanho, Sérgio Eduardo Montes
puc.refereeLattes2192715954008210
puc.refereeLattes0568250454101283
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples