Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAzevedo, Heloisa Helena Oliveira de
dc.contributor.authorCarvalho, Alexandre Sônego de
dc.date.accessioned2022-02-16T18:12:51Z
dc.date.available2022-02-16T18:12:51Z
dc.date.issued2009-06-23
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15363
dc.description.abstractEsta pesquisa trata da formação cultural proporcionada pelo curso de formação de professores em serviço, denominado Pedagogia Cidadã, o qual foi desenvolvido pela UNESP em parceria com diversas prefeituras do Estado de São Paulo. A idéia original partiu da necessidade de refletir sobre a formação proporcionada por este curso e ao mesmo tempo perceber as contribuições do mesmo para a formação cultural dos professores. Neste trabalho, para efeito de recorte, nosso estudo analisou cinco dos vinte e três Cadernos de Formação do referido programa, com o objetivo de verificar se a vasta obra apresentada pelo programa Pedagogia Cidadã contemplou elementos que contribuíssem com a formação cultural do professor-aluno, se aos mesmos foram oportunizados elementos que propiciariam ampliação, não somente do seu repertório teórico, mas sim de elementos culturais, permitindo a eles, assim, a possibilidade de atuar em sala de aula de forma diferente de como atuavam, acrescentando elementos artísticos nas suas aulas práticas. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, tendo como fundamento a perspectiva histórico-crítica de educação, cujos dados foram coletados na literatura existente sobre formação de professores, nas políticas públicas que regulamentam tal formação em cursos superiores que são oferecidos aos professores do Ensino Infantil e primeiras séries do Ensino Fundamental e, especialmente, nos Cadernos de Formação utilizados no referido programa. A análise foi realizada com base em cinco eixos temáticos, por nós identificados, a saber: incentivo à leitura; acolhimento e trato da diversidade; o ensino de arte no Brasil; comprometimento com valores de uma sociedade democrática e reflexões sobre as condições atuais da educação. Buscou-se, com isso, refletir sobre os princípios da formação do professor, bem como avaliar quais são os conhecimentos culturais proporcionados para os mesmos, através dos cursos de formação, elencando ainda, neste referido trabalho, aspectos que permitirão novos caminhos para as matrizes curriculares e para as políticas públicas de formação de professores.
dc.description.abstractThis research analyses the cultural learning provided by the training course for teachers in service, called Pedagogia Cidadã , which was developed by the UNESP (São Paulo State University) in partnership with several municipalities of the State of São Paulo. The original project emerged from the need to reflect on the training provided by this course and at the same time understand the contributions of the cultural training for teachers. In this research, for the purpose of focusing a strict factor, our study examined five of twenty-three books of the cited training program. It was the objective to verify whether the overall program Pedagogia Cidadã included elements that contribute to the cultural training of teacher-student, if the participants were, not only supplied with theoretical repertoire, but also, cultural elements, to promote abilities for application in classroom in different ways of acting as, adding artistic elements in their practices. The methodology used was a case study model, in a historical-critical perspective of education, the data were collected in the existing literature on teacher education, public policy governing such training courses that are offered to teachers in fields of education for children, elementary, primary school, and especially in books used in the cited training program. The analysis was based on five themes, namely: reading encouragement, dealing with diversity, teaching of Arts in Brazil; commitment to democratic values of a society, and reflections on current conditions of education. The work discussed about principles on teachers training. Furthermore analyzed cultural knowledge provided to them, through training courses, pointing out aspects which will promote new curricula and public policy for teacher education.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectformação cultural
dc.subjectpedagogia cidadã
dc.subjectformação de professores
dc.subjectformação em serviço
dc.subjectcultura
dc.subjectcultural education
dc.subjectpublic education
dc.subjectformation of teachers
dc.subjectformation in services
dc.subjectculture
dc.titleFormação cultural no programa pedagogia cidadã
dc.title.alternativeCultural contents in the program pedagogia cidadã
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes9729585430613460
puc.advisorLattes4704506667255915
puc.refereeMonteiro, Maria Inês Bacellar
puc.refereeRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
puc.refereeLattes5832227485378462
puc.refereeLattes5277455644761315
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples