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dc.contributor.advisorLopes, Doraci Alves
dc.contributor.authorBaggi, Cristiane Aparecida dos Santos
dc.date.accessioned2022-02-16T18:12:51Z
dc.date.available2022-02-16T18:12:51Z
dc.date.issued2010-02-24
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15366
dc.description.abstractA evasão é um dos problemas educacionais que mais atingem as Instituições de Ensino Superior, sejam públicas ou particulares, principalmente em períodos de crise econômica, gerando graves consequências sociais, acadêmicas e financeiras. O objetivo desta pesquisa é discutir a produção teórica constante da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, que aborda os problemas da evasão e da avaliação no ensino superior, a partir do fim da década de 1990. A partir desse período, registrou-se, no Brasil, uma intensa expansão do ensino superior privado, no entanto pesquisas demonstram que as famílias têm tido grande dificuldade em financiar o estudo de seus filhos, além de outros fatores que redundam em evasão. A metodologia adotada neste trabalho baseia-se na pesquisa denominada estado da arte ou estado do conhecimento, definida como uma investigação de caráter bibliográfico, que auxilia na discussão e no mapeamento da produção acadêmica, combinando a análise qualitativa com a análise quantitativa. Resultados da pesquisa bibliográfica sobre a evasão indicam que, nas mais diferentes áreas da Ciência, há uma lacuna ou dispersão em termos de reflexão teórica e metodológica sobre o tema, bem como são poucas as instituições de ensino, públicas ou particulares, que têm programas específicos para enfrentar o problema da evasão.
dc.description.abstractSchool dropout is one the major educational problems both public and private colleges and universities have to face, especially in periods of economical crisis, provoking severe social, academic, and financial consequences. The objective of this research is to discuss the theoretical production surveyed at the Digital Library of Thesis and Dissertations which deal with school dropout and higher education evaluation produced after 1990. After this period, a great increase in the amount of private higher institutions in Brazil was observed. However, researches show that families have been unable to afford their children s education, among other factors that result in dropping out. The methodology adopted in this work was based on a state-of-the-art research referred to as bibliographical investigation, which helps us discuss and map out academic production, combining qualitative and quantitative analyses. The results of the bibliographical investigation on school dropout rates show that, among the most diverse areas of Science, there is a gap or dispersion in theoretical and methodological debates about this issue and few teaching institutions, whether public or private, have specific programs to handle the problem of school dropout.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectevasão escolar
dc.subjectensino superior
dc.subjectavaliação institucional
dc.subjectschool dropout
dc.subjecthigher education
dc.subjectschool evaluation
dc.titleEvasão e avaliação institucional: uma discussão bibliográfica
dc.title.alternativeDropout rates and school evaluation: a bibliographical discussion
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes5177020376212889
puc.advisorLattes1236687332554793
puc.refereeOliveira, Cleiton de
puc.refereeSilva, Itamar Mendes da
puc.refereeLattes2629972219047844
puc.refereeLattes2477851211882211
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


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