Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAraujo, Elizabeth Adorno de
dc.contributor.authorSigrist, Sônia Aparecida Festa
dc.date.accessioned2022-02-16T18:13:14Z
dc.date.available2022-02-16T18:13:14Z
dc.date.issued2007-05-31
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15367
dc.description.abstractEste trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores. Tem por objetivo refletir sobre a problemática da leitura e escrita criativas e conhecer o trabalho com o Projeto Ensinar e Aprender corrigindo fluxos ciclo II (EA). A pesquisa de campo foi realizada com professores de língua portuguesa atuantes no Ensino Fundamental na rede pública estadual de São Paulo, nas cidades de Hortolândia, Paulínia e Sumaré-SP. Foram analisados dados desses professores, quanto às capacitações - formação continuada - oferecidas pela Diretoria de Ensino Região de Sumaré-SP, e conseqüente aplicação do projeto EA nas classes de 8ª série. Optamos por uma abordagem qualitativa, sendo que os instrumentos de coleta de dados foram três questionários, em três momentos distintos, nos encontros de capacitação. Em cada encontro havia vinte e nove participantes e obtivemos a média de vinte e três questionários devolvidos e respondidos. A proposta pedagógica do Projeto visa resgatar o autoconceito positivo e a confiança dos alunos, na capacidade de aprendizagem, através de uma nova abordagem da prática docente e de um ambiente escolar desafiador. O material utilizado oferece alternativas de atuação e intervenção objetivando condições de o aluno atingir níveis de aprendizagem, desenvolvimento e autonomia correspondentes às necessidades e à faixa etária: aprender fazendo. Porém, os dados revelam que os obstáculos no percurso são muitos: a montagem das classes, a ausência dos pais, a resistência de alunos e professores, entre outros, gerando a insegurança e conseqüente indisciplina dos alunos fazendo com que o trabalho se torne inviável e com resultados insatisfatórios, comprovando assim o retrato da escola pública que continua desgastado, apesar das tentativas de inovações. A Formação Continuada é um momento adequado para discussões e valorização do trabalho pedagógico. Devem ser valorizados o trabalho em equipe, a autonomia, a teoria que sustenta os projetos, adequando-os à prática.
dc.description.abstractThis work follows the line of research University, Teaching and Formation of Teachers . Its objective is to reflect about the reading and creative writing problematic with the Teaching and Learning correcting tendencies Cycle II Project. Field work was done with teachers of Portuguese in Fundamental Education of the Public School System of the State of São Paulo in the cities of Hortolândia, Paulínia and Sumaré. These teachers analyzed data concerning continued formation qualification offered by the Regional Administration of Education of Sumaré in São Paulo and the consequent application of the Teaching/Learning Project in Eighth Grade classes. We chose the qualitative approach using three questionnaires as the instrument for collecting data at three distinct moments during qualification encounters. There were twenty-nine participants in each encounter and we obtained an average of twenty-three questionnaires answered. The pedagogical proposal of the project aims at recuperating the positive self-esteem and confidence of the students in their capacity to learn by means of a new approach in teaching practice and the creation of challenging school ambient. The material offers alternative of actuation and intervention by materializing conditions for students to attain the level of learning, development and autonomy that corresponds to their needs and age group: learn by doing. However, the data reveal that there are many obstacles in the way: absence of parents, resistance of students and teachers, among others. This causes insecurity and consequent disorder among students and makes the work unviable with unsatisfactory results, thus confirming the enduring picture of defunct public schools in spite of attempts at innovation. Continued Formation is an oportune moment for discussions and valorization of pedagogical work. More credit should be given to group work, autonomy and theory adapted to practice.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectformação continuada
dc.subjectpráticas pedagógicas
dc.subjectformação do educador
dc.subjectcriatividade
dc.subjectprojeto ensinar e aprender - corrigindo fluxos
dc.subjectcontinued formation
dc.subjectpedagogical practice
dc.subjectformation of the educator
dc.subjectcreativity
dc.subjectteaching and learning project correcting tendencies
dc.titleCapacitação de professores de português que atuam no projeto Ensinar e Aprender corrigindo fluxos: um olhar para escritas criativas
dc.title.alternativeQualification of teachers of portuguese who participate in the project teaching and learning correcting tendencies: taking a look at creative writings
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes8466522026495649
puc.advisorLattes4905266424159579
puc.refereeAbreu, Antonio Suarez
puc.refereeCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
puc.refereeLattes9757262963534648
puc.refereeLattes3883562938853685
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples