Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAzevedo, Heloisa Helena Oliveira de
dc.contributor.authorCosta, Rafael Fernando da
dc.date.accessioned2022-02-16T18:13:14Z
dc.date.available2022-02-16T18:13:14Z
dc.date.issued2009-02-18
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15371
dc.description.abstractA pesquisa, Formação inicial de professores de sociologia: uma análise das necessidades formativas trata-se de um estudo sobre a formação do professor de Sociologia. Nosso problema de pesquisa centra-se em conhecer quais as necessidades formativas de licenciandos do curso de Ciências Sociais de uma instituição particular de Campinas, pressupondo que a discussão sobre a violência na escola seja uma destas necessidades. Através de uma abordagem qualitativa, problematizamos o conceito de formação de professores e analisamos as perspectivas e desafios para o futuro professor de sociologia. Adotamos como técnica de coleta de dados a observação participante, um questionário quantitativo e também realizamos uma entrevista semi-estruturada, com uma docente do curso, e o grupo focal, com os alunos, tendo sempre um olhar qualitativo sobre os dados coletados e o diálogo permanente com a teoria. Na análise dos dados construímos três categorias: violência na escola; formação de professores de sociologia; relação teoria e prática. Com estas categorias ressaltamos os pontos que nos chamaram atenção na fala dos sujeitos e que estavam ligados aos nossos objetivos. Expomos como resultados da pesquisa que a discussão sobre a violência na escola é uma preocupação dos licenciandos e, portanto, uma necessidade formativa, assim como verificamos que ainda é muito presente, na realidade estudada, o dualismo teoria e prática, sendo necessária uma formação que possibilite aos licenciandos a superação deste dualismo que tanto prejudica a relação ensino-aprendizagem.
dc.description.abstractThe study, The initial formation of Sociology teachers: a study of qualification needs is a research about the constitution of Sociology teacher. This study aims to understand the students qualification needs for bachelor degree on Social Sciences in a private institution of Campinas, presuming that violence on school it is one of this needs. Using qualitative data method to render the problematic concept of teachers formation and analyses the perspectives and challengers for the future Sociology teachers. Adopted as techniques of data gathering, the participant observation, quantitative questionnaire, interview with a professor of the area and the main group, with the students, always with a qualitative look above the data colleted and permanent dialogue with theory. Above the data analysis we construct three categories: violence in school; Sociology teachers formation; theory and practice relation. Within these categories was emphasize the points that most called our attention on the subjects speech and was connected with our objectives. As a result, the study indicates that the discussion about violence in school is a concern for the bachelor degree students and, therefore a formation need, as well as was verify at the present time, in the reality studied, the dualism among practice and theory, been necessary a formation that allow the students surpass these dualism that damage the learning-teaching relation.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectformação de professores
dc.subjectensino de sociologia
dc.subjectrelação teoria e prática
dc.subjectlicenciatura
dc.titleFormação inicial de professores de sociologia: uma análise de suas necessidades formativas
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes4526989152964150
puc.advisorLattes4704506667255915
puc.refereeSchnetzler, Roseli Pacheco
puc.refereeLopes, Doraci Alves
puc.refereeLattes6442854754975633
puc.refereeLattes1236687332554793
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples