Show simple item record

dc.contributor.advisorBalzan, Newton Cesar
dc.contributor.authorTorres, Sylvia Carolina Gonçalves
dc.date.accessioned2022-02-16T18:13:14Z
dc.date.available2022-02-16T18:13:14Z
dc.date.issued2007-05-24
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15374
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar os dilemas inerentes ao processo de implantação do portfólio como instrumento favorecedor de aprendizagem significativa em um curso de Letras de uma instituição particular de Ensino Superior no interior do Estado de São Paulo, e pretende responder à questão: como a utilização do portfólio pode promover prática pedagógica reflexiva na formação de professores de Língua Inglesa em formação. Trata-se de um Estudo de Caso, inserido na Linha de Pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , do Programa de Pósgraduação/ Mestrado em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Consistiu em reunir um estudo bibliográfico sobre o tema, questionários semi-abertos aplicados a alunos do segundo semestre do curso de Letras, com habilitação em Português e Inglês. A contribuição principal do estudo está na apreensão e descrição de uma inovação na prática avaliativa de alunos do Ensino Superior, possibilitando reflexões e transformações na prática pedagógica de futuros educadores, especialmente no tocante à avaliação.
dc.description.abstractThis present work aims at describing and analysing the inner dilemas of the process of implementation of portfolios as a means to enhance meaningful learning in a Languages Course, at a private Higher Education institution in the state of São Paulo, and of noticing how such a process can be reflected on the students pedagogical practice. This is a case study, inserted in the Research line University, Teaching and Teacher Education , part of the Master s Degree in Higher Education at Pontifícia Universidade Católica de Campinas. This case study consisted in bibliographical research on the theme, followed by questionnaires handed to the students , who , at that time, were attending the second semester of their Languages course. The main contribution of this study is on the describing and understanding of an innovation in the assessment practice of Higher Education students, making it posible for them to reflect and transform their own future teaching, especially in terms of assessment.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectavaliação
dc.subjectinovação pedagógica
dc.subjectportfólio
dc.subjectprofessor reflexivo
dc.subjectassessment
dc.subjectpedagogical innovations
dc.subjectportfolio
dc.subjectreflective teaching
dc.titlePortfólio como instrumento de aprendizagem e suas implicações para a prática pedagógica reflexiva
dc.title.alternativePortfolio as a means to learning and its implications for a reflective teaching process
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes9840923403895307
puc.advisorLattes6995142158435943
puc.refereeGurgel, Celia Margutti do Amaral
puc.refereeLopes, Jairo de Araujo
puc.refereeLattes8590149906868056
puc.refereeLattes4244247989810231
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record