dc.contributor.advisor | Caiado, Katia Regina Moreno | |
dc.contributor.author | Silva, Cássia Regina Braguieri da | |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T18:13:14Z | |
dc.date.available | 2022-02-16T18:13:14Z | |
dc.date.issued | 2007-08-21 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15377 | |
dc.description.abstract | Inserida na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , esta pesquisa tem como objetivo promover reflexões sobre a formação do fonoaudiólogo para o trabalho junto à Educação Inclusiva de crianças com deficiências. Para tanto, a coleta de dado se deu por meio de análise documental e entrevistas semi-estruturadas com diretor e alunos formandos do curso de Fonoaudiologia de uma Instituição de Ensino Superior. Sendo uma pesquisa qualitativa, a discussão dos dados se deu em eixos temáticos sob uma perspectiva sócio-histórica. Os resultados da pesquisa apontam para o fato de ser a atuação fonoaudiológica na Educação Inclusiva algo recente e ainda pouco explorado, mas que vem sendo estudado nos meios acadêmicos e científicos paulatinamente. | |
dc.description.abstract | Following the line of research of University, Teaching and Formation of Teachers , the objective of this study is to promote reflection about the formation of the speech-language and hearing pathologist for working together with Inclusive Education of deficient children. Data was collected by means of documental analysis and semi-structured interviews with the Director and graduated students of the Speech-Language and Hearing Pathology Course of a university. Being a qualitative study, discussion of dada was conducted along thematic lines within a socio-historical perspective The results of the study indicate that the fact of speech-language and hearing pathologist actuation in Inclusive Education is something recent and is still little explored but it continues to be studied at a slow pace in academic and scientific circles. | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | PUC-Campinas | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | formação do fonoaudiólogo | |
dc.subject | educação inclusiva | |
dc.subject | história da fonoaudiologia | |
dc.subject | formation of the speech-language and hearing pathologist | |
dc.subject | inclusive education | |
dc.subject | history of speech-language and hearing sciences | |
dc.title | A formação do fonoaudiólogo: desafios e perspectivas para a educação inclusiva | |
dc.title.alternative | Formation of the speech-language and hearing pathologist: challenges and perspectives for inclusive education. | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
dc.identifier.lattes | 4259963445880274 | |
puc.advisorLattes | 0803778280883949 | |
puc.referee | Monteiro, Maria Inês Bacellar | |
puc.referee | Araujo, Elizabeth Adorno de | |
puc.refereeLattes | 5832227485378462 | |
puc.refereeLattes | 4905266424159579 | |
puc.center | CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | |
puc.undergraduateProgram | Programa de Pós-Graduação em Educação | |