Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMendonça, Samuel
dc.contributor.authorBarreto, Patricia
dc.date.accessioned2022-02-16T18:13:14Z
dc.date.available2022-02-16T18:13:14Z
dc.date.issued2010-02-22
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15378
dc.description.abstractDevido às mudanças ocorridas no mundo no setor social, político e econômico e à forte presença das novas tecnologias, a Educação se vê obrigada a refletir e gerar mudanças no seu cenário para acompanhar um processo de informatização irreversível. Desse modo, o objetivo deste trabalho é investigar o processo de formação de professores para o uso das novas tecnologias no contexto da política do Programa Nacional de Informática na Educação PROINFO -, implantada nas escolas municipais da cidade de Campinas/SP. O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação do Educador. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi utilizada uma metodologia qualitativa, pois esta possibilita acompanhar a dinâmica dos conflitos, as contradições, a análise, a formulação e a reformulação de hipóteses causais. Foram utilizados, como instrumento para coleta dos dados, questionários aplicados a professores de Ensino Fundamental de escolas municipais de Campinas e entrevistas semiestruturadas, realizadas com a coordenadora do Núcleo Tecnológico Educacional NTE -, o qual é a representação da política do PROINFO em Campinas; com o diretor do Departamento Pedagógico da Prefeitura; com os dois diretores das escolas pesquisadas e com dois coordenadores nelas desenvolvidos. Os dados coletados e analisados apontam para um cenário complexo e contraditório nas relações que envolvem a escola, a tecnologia e o meio público. Constatamos que a política do PROINFO em Campinas se apresenta sem foco e sem clareza nas suas diretrizes de funcionamento.
dc.description.abstractDue to the changes happened in the world in the social, political and economic section and strong presence of the new technologies, the Education one sees forced to contemplate and to generate changes in its scenery to accompany a process of irreversible advance in computers technology. So, the objective of this study it is to investigate the process of teachers' formation for the use of the new technologies in the politics context of the National Program of Computer science in Education - PROINFO -, implanted in the municipal schools Campinas city/SP. This study is inserted in the line of research Pedagogic Practices and Formation of the Educator. For the development of this research, a qualitative methodology was used, because this facilitates to accompany the dynamics of the conflicts, the contradictions, the analysis, the formulation and the reformulation of causal hypotheses. As instrument for collection of the data, it were applied questionnaires to the teachers of Fundamental Teaching of municipal schools of Campinas and interviews semi-structured, accomplished with the coordinator of the Educational Technological Nucleus - NTE -, which is the representation of the politics of PROINFO in Campinas; with the director of the Pedagogic Department of the City hall; with the two directors of the researched schools and with two coordinators in them developed. The collected data and analyzed direct for a complex and contradictory scenery in the relationships that involve the school, the technology and the public politics. It was verified that the politics of PROINFO in Campinas comes without focus and without clarity in its operation guidelines.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjecttecnologias da informação e comunicação (TIC)
dc.subjectpráticas pedagógicas
dc.subjectformação do professor
dc.subjecttechnologies of the information and communication (TIC)
dc.subjectpedagogic practices
dc.subjectformation of the teacher
dc.titleProfessor e o uso da informática em escolas públicas: o exemplo de Campinas
dc.title.alternativeThe teacher and technology information utilization in public school: Campinas example
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes7930998077472671
puc.advisorLattes6369572439782922
puc.refereeGurgel, Celia Margutti do Amaral
puc.refereeBianchini, David
puc.refereeLattes8590149906868056
puc.refereeLattes5563637821003140
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples