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dc.contributor.advisorCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
dc.contributor.authorBissaro, Andréia
dc.date.accessioned2022-02-16T18:13:15Z
dc.date.available2022-02-16T18:13:15Z
dc.date.issued2005-02-11
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15383
dc.description.abstractO objetivo do presente estudo, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e formação de professores, é investigar a prática pedagógica dos professores. Os sujeitos deste estudo são os professores do Curso de Pedagogia de uma Instituição Particular localizada na cidade de Campinas e os alunos da mesma Instituição, que de modo geral lecionam ou que em outro momento lecionaram na Educação Básica. Por meio da aplicação de questionários, verificamos se os sujeitos discutem com seus alunos questões que abordam o desenvolvimento de um pensamento crítico sobre o que se vê e o que se ouve na televisão, em especial sobre os apelos consumistas anunciados nesse meio. Constatamos que o desenvolvimento desse pensamento é de certa forma precário na prática pedagógica realizada pelos sujeitos, no entanto, eles sentem necessidades de desenvolver tais pensamentos, mas nem sempre sabem como realizar. Entendemos que a televisão e sobretudo a publicidade veiculada nesse meio, tem como propósito administrar as vontades e as decisões dos consumidores. A idéia de consumo freqüentemente veiculada pela televisão é transformada em solução para todos os problemas. Nesse contexto, a educação precisa ser envolvida numa profunda reflexão crítica na sua maneira de ver a realidade, para que assim seja possível uma mudança na forma de educar os alunos, frente a essa sociedade de consumo. Ressaltamos a importância dos professores em atentarem para a televisão e para a exacerbação do consumo instalada nessa mídia, não somente de modo a espectá-la, mas também de modo a estudá-la pedagogicamente.
dc.description.abstractThe objective of this work, which is inserted in the research line of University, Teaching and Teacher s Formation, is to investigate teacher s educational practices. The individuals of this study are the teachers of the pedagogy course at a private institution in the city of Campinas, and the students of pedagogy of the same institution that teach or that have already taught in another moment in the primary education. By means of questionnaires, we could survey if those individuals discuss with their students about issues related with the development of a critical attitude about what can be seen or listened in the television, specially about the consumerism transmitted on this mean of communication. We could verify that the development of this attitude is deficient in the educational practices of those individuals. However, they feel the need to develop such attitude, but sometimes they do not know how to make it. We understand that television, and overall, the television advertising, have the purpose to create demand for induced wants and to influence the consumers decisions. The idea of consuming frequently transmitted by the television is transformed as the solution to all problems. In this context, the education must be enrolled in a deep critical analysis about the way to deal with reality. By doing this, it can be possible to change the way teachers educate their students, in the face of the consumerism society. We point out the importance of teachers to pay attention about the television an about the consume exacerbation transmitted on this media. Teachers must pay attention not only in the way to watch it but also in a way to study it pedagogically.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectensino superior
dc.subjectprática pedagógica
dc.subjecttelevisão
dc.subjectconsumismo
dc.subjecthigher learning
dc.subjecteducational practices
dc.subjecttelevision
dc.subjectconsumerism
dc.titleEnsino superior e televisão: repensando a prática pedagógica face ao consumismo televisivo
dc.title.alternativeHigher learning and television: rethinking the pedagogical practice face the television consumerism
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes7261300238111751
puc.advisorLattes3883562938853685
puc.refereeMarafon, Maria Rosa Cavalheiro
puc.refereeCaiado, Katia Regina Moreno
puc.refereeLattes2192715954008210
puc.refereeLattes0803778280883949
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


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