Diálogos com quem ousa educar, educando-se: a formação de educadores a partir de uma experiência de educação popular
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Título alternativo
Dialogues with teachers who educate by learning-educators education from an experience on Popular Education programsAutor
Orientador
Pachane, Graziela GiustiData de publicação
04/02/2009Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
A presente investigação narrativa tem como objetivo estudar uma experiência de formação de educadores realizada na cidade de Campinas-SP, no período de 2003-2004. Sua relevância é atestada ao se utilizar como instrumentos de análise narrativas autobiográficas, cartas, diários, poesias e crônicas produzidas por educadoras populares participantes do projeto de alfabetização de jovens e adultos, incluindo a própria educadora-pesquisadora. As fontes são potentes para dar a ver os movimentos de recriação de saberes construídos ao longo da vida. As anotações reflexivas e autobiográficas, escritas a posteriori da experiência vivida, revelam a compreensão da história pessoal imbricada na história social dos sujeitos/objetos. A atitude autoral manifesta nos textos e nas opções de vida das educadoras sinalizam que a concepção emancipatória da produção do conhecimento experienciada na Educação Popular favorece o desenvolvimento da inteligência, das energias criativas e da solidariedade para a superação dos estigmas e condicionamentos sociais. A ressignificação da vida como uma obra de arte, inconclusa e aberta pode ser vislumbrada nos registros autorais. Com esse percurso investigativo se amplifica as vozes silenciadas na cultura oficial e nos discursos acadêmicos, trazendo à luz outras versões para dialogar e problematizar os contextos sociais em que se dão as práticas educativas. Este trabalho foi desenvolvido na Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação do Educador, junto ao Grupo de Pesquisa ICCON (Interdisciplinaridade e Construção do Conhecimento) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e contou com financiamento da CAPES.
The present narrative investigation aims at studying an experience in the development of educators carried out in the city of Campinas-SP through 2003-2004. Its relevance is justified by the analysis of narratives and documents such as autobiographies, letters, diaries, poetry and chronicles written by popular educators who have been participating in the literacy programs of young and adults, including this researcher educator. These sources have proven very powerful in providing insights from the movements of re-creating knowledge along life. The reflexive and autobiographic notes written a posteriori the live experiences reveal the understanding of the personal history deeply involved in the personal histories of the individuals/object. The educators attitude as a writer manifested in the texts and in their life choice as educators indicates that the emancipating conception of the production of knowledge experienced in the Popular Education gives rise to the development of the intellect, of creative energies, and of solidarity in overcoming the social constraints and restrictive conditions. The written texts also give rise to a new meaning of life as a work of art still to be finished and open to new experiences. This investigation amplifies the voices that have been silenced in the official culture and in the academy, and brings light to other versions for discussions and new propositions to be worked out in the social contexts where educational practices take place. This work was developed in line with the Research of Pedagogical Practices and the Educators Education, within the ICCON Research Group (Interdisciplinary and Knowledge Production Group) of the Post Graduation Program of the Pontifícia Universidade Católica de Campinas with grant from CAPES.
Palavras-chave
Formação de educadoresProdução do conhecimento
Educação popular
Educators education
Knowledge production
Popular education