Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSordi, Mara Regina Lemes de
dc.contributor.authorHertel, Valdinéa Luiz
dc.date.accessioned2022-02-16T18:13:39Z
dc.date.available2022-02-16T18:13:39Z
dc.date.issued2003-06-25
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15390
dc.description.abstractEste trabalho está inserido na Linha de Pesquisa Avaliação Institucional . Teve como objetivos conhecer as concepções de cuidar em Enfermagem, identificar as estratégias utilizadas para o ensino do cuidar, refletir sobre a responsabilidade da disciplina Noções Fundamentais de Semiologia na construção do cuidar em Enfermagem e, também, compreender a lógica utilizada na escolha de recursos metodológicos para o processo do ensino do cuidar. Os sujeitos da pesquisa foram quinze docentes com formação acadêmica e profissional em Enfermagem da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz. Optamos por privilegiar a investigação, tendo como suporte teórico-metodológico a abordagem qualitativa, na qual delimitamos os dados obtidos em três categorias construídas a priori para elaboração da análise: Concepções de Cuidar em Enfermagem, Princípios Pedagógicos no Ensino do Cuidar e o Papel das Disciplinas na Formação Profissional . Constatamos que quanto à concepção de cuidar em Enfermagem, os docentes encontram-se divididos entre a visão tecnicista, humanista e a de transição. Os que defendem a concepção humanística continuam valorizando a racionalidade técnica. Chegamos à conclusão de que precisamos resgatar na Enfermagem uma educação centrada na humanização do cuidado, através da reorganização do trabalho pedagógico.
dc.description.abstractThe present work is in the research line Institutional Avaliation . Its purpose is to know taking care conceptions in Nursing, identify used strategies to the teaching of taking care, reflect on the responsibility of the discipline: Fundamental Semiology Notions in the construction of taking care in Nursing as weel to understanding the logical applied to Methodological resorts choice to the process of taking care teaching. The researched people were 15 academic teaching staff and professionals in Nursing at Wenceslau Braz Nursing School. We chose to congratulate the investigation, having as a theorical methodological support the quality approach in which one it was pointed the obtained data in mainly three categories to the elaborating analyses: Taking care conceptions in Nursing, Pedagogical principles of taking care teaching, The objective of the disciplines in professional Education. The results concerning to the teaching staff are divided among technical, humanist and changing views. The ones who defende humanistic conception keep valueing the the technical racionality. We got to the conclusion that we need to rescue in the Nursing School the Care Education centered in the human approach through the reorganization of the Pedagogical work.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectformação profissional
dc.subjectensino do cuidar
dc.subjectcuidar em enfermagem
dc.subjectprofessional education
dc.subjecttaking care teaching
dc.subjecttake care in nursing
dc.titleFormação profissional na escola de enfermagem Wenceslau Braz : o ensino do cuidar em curso de graduação em enfermagem
dc.title.alternativeAcademic education at Wenceslau Braz Nursing School : taking care teaching in graduation course nursing
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes5505779486737674
puc.advisorLattes6737123125852473
puc.refereeThomaisino, Lígia Maria
puc.refereeCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
puc.refereeLattes9411742208032876
puc.refereeLattes3883562938853685
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples