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dc.contributor.advisorBalzan, Newton Cesar
dc.contributor.authorMuccilo, Maria Aparecida
dc.date.accessioned2022-02-16T18:13:39Z
dc.date.available2022-02-16T18:13:39Z
dc.date.issued2008-02-18
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15392
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado teve como objeto de estudo o conceito de gestão que vem sendo instituído pela Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo a partir de meados da década de 1990 até 2005. Partimos de uma leitura, ao nível das macro relações políticas e econômicas, da constituição da sociedade capitalista visando compreender a forma de gerir o setor público, intrínseco ao setor privado, posto que a forma de gerenciamento do público em geral e da educação no Estado de São Paulo em específico, resulta do processo histórico que a constituiu. A partir de uma pesquisa com 18 Diretores de Escolas das duas Diretorias de Ensino de Campinas SP verificamos como tal concepção repercutiu ou tem repercutido na concepção de gestão enunciada pelos Diretores . Como resultado, apontamos os princípios da organização empresarial nos moldes toyotistas são os vetores que orientam a política educacional da Secretaria de Estado da Educação. Nesta perspectiva e na de uma conjuntura em que os ser humano vale pelo que ele representa e pelo que tem, alimentando pela mass media, parece não ser muito difícil a flexibilidade por parte dos nossos Diretores, não apenas ao de reproduzir, mas ao de reproduzir de forma consistente o discurso oficial, deixando transparecer que são apenas executores das diretrizes estabelecidas pelo governo do Estado.
dc.description.abstractThis essay had the object of study the concept of management that is being established by the Secretary of State for Education of the State of Sao Paulo from the mid-1990 until 2005. We started of a reading at the level of macro political and economic relations, the establishment of the capitalist order to understand how to manage the public sector, intrinsic to the private sector, since the form of management of the "public" in general and the recent education in the state of Sao Paulo, in particular, results of the historic process that was. From a search with 18 directors of the two schools Diretorias of Education of Campinas - SP see as design impact or has passed in the design, management set out by the Directors. As a result, made the principles of the business organization in the form toyotistas are the vectors that guide the educational policies of the Secretary of Education. In this perspective and in a climate in which the human being is worth for what he represents and for what is, feeding the mass media, does not seem to be very difficult for flexibility on the part of our Directors, not just to play, but to play, consistently the public discourse, leaving clear that they are only implementing the guidelines established by the government of the state.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectcircuito gestão
dc.subjecteducação básica
dc.subjectgestão
dc.subjectgestão da educação estadual paulista
dc.subjectprogestão
dc.subjectcircuit management
dc.subjectbasic education
dc.subjectmanagement
dc.subjectmanagement education State of São Paulo
dc.subjectdevelopment
dc.titleGestão da educação estadual: elementos de uma realidade vivenciada
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes5673887431505695
puc.advisorLattes6995142158435943
puc.refereeMarchiori, Irani Campos
puc.refereeAraujo, Elizabeth Adorno de
puc.refereeLattes5412385628553661
puc.refereeLattes4905266424159579
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


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