dc.contributor.advisor | Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes | |
dc.contributor.author | Serodio, Liana Arrais | |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T18:13:39Z | |
dc.date.available | 2022-02-16T18:13:39Z | |
dc.date.issued | 2008-02-12 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15394 | |
dc.description.abstract | Pesquisa sobre o uso da narrativa na formação do educador musical. É baseada na convicção de que a argumentação verbal importa para o diálogo sobre o ensino de música e que este potencialmente leva à democratização da compreensão de seu vasto e especializado campo de conhecimento. A pesquisadora é triplamente implicada na temática, como aluna, professora e formadora, o que amplia a potência da narrativa como conteúdo e forma da pesquisa, além de trabalhar com dados igualmente narrativos. Os textos produzidos pelos estudantes de Licenciatura em Educação Musical na Universidade Estadual Paulista (UNESP) -São Paulo como parte do contrato didático, são narrativas pedagógicas tomadas como dados da pesquisa, e dão a ver conceitos como o talento, o aprender 'para' outro, o entrelaçamento de linguagens - verbal e musical - , enquanto narram as próprias histórias. | |
dc.description.abstract | Research about the use of the narrative on the musical educator formation. It is based on the conviction that the verbal argumentation is relevant for the dialog about the music teaching and that this potentially leads to the democratization of the comprehension of its wide and specialized knowledge field. The researcher is implicated on this thematic in triplicate, namely, as a student, as a teacher and as a teacher's educator, and this amplifies the narrative power as content and research style, besides working with narrative data as so. The text created by students of Musical Education at Universidade Estadual Paulista (UNESP) São Paulo as part of a didactic contract, they are pedagogical narratives taken as research data, and result in concepts such as talent, the ability to learn to' other, languages intertwining - verbal and musical -, while they narrate their own histories. | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | PUC-Campinas | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | música | |
dc.subject | narrativa | |
dc.subject | formação de professores | |
dc.subject | talento | |
dc.subject | estética | |
dc.subject | ética | |
dc.subject | aprendizado passivo | |
dc.subject | prazer de aprender | |
dc.subject | entrelaçamento de linguagens verbal e musical | |
dc.subject | music | |
dc.subject | narrative | |
dc.subject | teacher s formation | |
dc.subject | talent | |
dc.subject | esthetics | |
dc.subject | ethics | |
dc.subject | passive learning | |
dc.subject | pleasure of learning | |
dc.subject | intertwning of verbal and musical languages | |
dc.title | A música, a narrativa e a formação de professores | |
dc.title.alternative | Music, narrative and teacher s formation | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
dc.identifier.lattes | 0298317968117514 | |
puc.advisorLattes | 3883562938853685 | |
puc.referee | Prado, Guilherme do Val Toledo | |
puc.referee | Varani, Adriana | |
puc.refereeLattes | 0440747965664499 | |
puc.refereeLattes | 2971233303849752 | |
puc.center | CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | |
puc.undergraduateProgram | Programa de Pós-Graduação em Educação | |