Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
dc.contributor.authorSerodio, Liana Arrais
dc.date.accessioned2022-02-16T18:13:39Z
dc.date.available2022-02-16T18:13:39Z
dc.date.issued2008-02-12
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15394
dc.description.abstractPesquisa sobre o uso da narrativa na formação do educador musical. É baseada na convicção de que a argumentação verbal importa para o diálogo sobre o ensino de música e que este potencialmente leva à democratização da compreensão de seu vasto e especializado campo de conhecimento. A pesquisadora é triplamente implicada na temática, como aluna, professora e formadora, o que amplia a potência da narrativa como conteúdo e forma da pesquisa, além de trabalhar com dados igualmente narrativos. Os textos produzidos pelos estudantes de Licenciatura em Educação Musical na Universidade Estadual Paulista (UNESP) -São Paulo como parte do contrato didático, são narrativas pedagógicas tomadas como dados da pesquisa, e dão a ver conceitos como o talento, o aprender 'para' outro, o entrelaçamento de linguagens - verbal e musical - , enquanto narram as próprias histórias.
dc.description.abstractResearch about the use of the narrative on the musical educator formation. It is based on the conviction that the verbal argumentation is relevant for the dialog about the music teaching and that this potentially leads to the democratization of the comprehension of its wide and specialized knowledge field. The researcher is implicated on this thematic in triplicate, namely, as a student, as a teacher and as a teacher's educator, and this amplifies the narrative power as content and research style, besides working with narrative data as so. The text created by students of Musical Education at Universidade Estadual Paulista (UNESP) São Paulo as part of a didactic contract, they are pedagogical narratives taken as research data, and result in concepts such as talent, the ability to learn to' other, languages intertwining - verbal and musical -, while they narrate their own histories.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectmúsica
dc.subjectnarrativa
dc.subjectformação de professores
dc.subjecttalento
dc.subjectestética
dc.subjectética
dc.subjectaprendizado passivo
dc.subjectprazer de aprender
dc.subjectentrelaçamento de linguagens verbal e musical
dc.subjectmusic
dc.subjectnarrative
dc.subjectteacher s formation
dc.subjecttalent
dc.subjectesthetics
dc.subjectethics
dc.subjectpassive learning
dc.subjectpleasure of learning
dc.subjectintertwning of verbal and musical languages
dc.titleA música, a narrativa e a formação de professores
dc.title.alternativeMusic, narrative and teacher s formation
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes0298317968117514
puc.advisorLattes3883562938853685
puc.refereePrado, Guilherme do Val Toledo
puc.refereeVarani, Adriana
puc.refereeLattes0440747965664499
puc.refereeLattes2971233303849752
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples