Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMachado, Vera Lúcia de Carvalho
dc.contributor.authorCrivari, Ana Maria da Silva Bittar
dc.date.accessioned2022-02-16T18:13:39Z
dc.date.available2022-02-16T18:13:39Z
dc.date.issued2010-12-09
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15395
dc.description.abstractEsta pesquisa baseou-se em histórias de professores de Artes Visuais, propondo um repensar sobre as práticas pedagógicas e formação de professores desta área de conhecimento. O ensino da Arte passa por grande mudança conceitual e metodológica, e vem provocando reflexões e alterações curriculares que demandam adequações na prática docente e na formação de professores. Enfocamos visando a delinear os processos pelos quais vem passando o ensino da arte e sua emancipação na constituição desta área de conhecimento como disciplina, bem como o processo de mudança na própria legislação da educação brasileira. Buscamos rememorar as práticas pedagógicas e os elementos facilitadores na formação pedagógica e específica dos alunos, desenvolvidas, na sala de aula dos professores de um Curso de Artes Visuais e que valorizam o papel da arte na educação. Refletimos sobre o processo abrangente e substancial do ensino da arte e o entrelaçamento com a formação do futuro professor de Arte. Por meio da metodologia da História Oral resgatamos a história de vida e as experiências de três docentes de Arte Visuais. Os procedimentos metodológicos foram entrevistas semi-estruturadas com docentes de um Curso de Artes Visuais, além de uma revisão bibliográfica sobre arte-educação e seus desígnios. Enfatizamos no decorrer das entrevistas, as práticas pedagógicas, de modo a nos remetermos a experiências e significados vividos, que naturalmente foram usados para rever o presente e preparar o futuro. Acreditamos na contribuição destas experiências, para a formação de professores, demonstrando como a Arte pode ser revisitada, ensinada e reaprendida. Entendemos que o processo de ensinar e aprender Arte, mediado pela ação docente, parece evidenciar a importância da relação do aluno com o objeto de conhecimento que queremos ensinar, criando a oportunidade de que este seja apreendido.
dc.description.abstractThis research was based on Visual Arts professor s stories, proposing a rethinking teaching practices and professor education in this field. The teaching of art goes through major conceptual and methodological change, and has led to reflections and curriculum changes that require adjustments in teaching practice and professor education. We focus, in order to delineate the processes by which comes through art education and emancipation in the knowledge area constitut as a discipline, as well as the changing process in the legislation Brazilian education itself of Brazilian education. We seek to relive and recall teaching practices and the facilitation and specific students pedagogic education, developed in the classroom a School of Visual Arts professors who value the role of arts in education. We discuss the process of comprehensive and substantial art education and interlacing with the education future professors Arts. Through the Oral History methodology rescued the life history, the three Visual Arts professors experiences. The methodological procedures were semi-structured interviews with visual arts professors of a course in and promote a review of literature on art education and his plans.We emphasized during interviews, teaching practice, so we recall the experiences and lived meanings, which of course were used to review the present and prepare for the future. We believe in the contribution of these experiences, to train professors, showing how art can be revisited, taught and relearned. We understand that teaching process and learning art, mediated by professors' action seems to highlight the students relationship importance with the object of knowledge that we teach, creating the opportunity for this to be seized.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjecthistória de vida
dc.subjectformação de professores
dc.subjectpráticas pedagógicas
dc.subjectlife history
dc.subjectprofessor education
dc.subjectteaching practices
dc.titleHistórias de professores de artes visuais: um rememorar de práticas pedagógicas e um olhar para a formação docente
dc.title.alternativeProfessors of Visual Arts stories: a recall of teaching practices and a look at the professor education
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes0804994709390761
puc.advisorLattes9375761445315596
puc.refereeNascimento, Maria José de Oliveira
puc.refereeAzevedo, Heloisa Helena Oliveira de
puc.refereeLattes3972787136307157
puc.refereeLattes4704506667255915
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples