Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCaiado, Katia Regina Moreno
dc.contributor.authorOliveira, Lívia Cristiane Pereira
dc.date.accessioned2022-02-16T18:13:40Z
dc.date.available2022-02-16T18:13:40Z
dc.date.issued2007-11-23
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15402
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar a trajetória escolar de pessoas com deficiência visual, da educação básica ao ensino superior. Como opção metodológica, foi utilizada a abordagem de pesquisa qualitativa fazendo uso de fontes documentais e orais. Foram utilizadas como fontes documentais: legislação; documentos internacionais; documentos nacionais; dados estatísticos oficiais; referenciais teóricos e um questionário de indicadores sociais realizado com os depoentes. Os depoimentos orais foram construídos a partir de entrevista semi-estruturada temática, resgatando o processo de escolarização vivenciado pelos depoentes. Participaram desta pesquisa por meio de entrevistas seis adultos com deficiência visual, cegos ou com baixa visão, que se alfabetizaram utilizando a grafia Braille ou grafia ampliada. Os dados foram organizados e analisados a partir dos seguintes eixos: formação de professores para educação inclusiva; práticas pedagógicas e interações no cotidiano escolar; escolarização do aluno com deficiência visual recursos pedagógicos, papel da família e interações sociais; vida adulta - trabalho e participação social. Buscou-se com esta pesquisa analisar a realidade social e estudar as contradições nela existentes ao se refletir sobre a exclusão na educação nacional regular, pois não são apenas as pessoas com deficiência à margem da escolarização. Contudo, discutiu-se as condições existentes para que os sujeitos com deficiência visual conseguissem completar suas trajetórias escolares e participassem da vida social na idade adulta. Os resultados analisados a partir das vozes, muitas vezes silenciadas, nos revelam que o fator biológico deficiência visual , não se constitui como determinante para a exclusão das trajetórias escolares e desenvolvimento da vida adulta. Este estudo nos revela que se faz necessário à efetivação de políticas públicas voltadas à formação de professores; melhorias das condições de trabalho docente; acesso aos conhecimentos produzidos historicamente pela humanidade e efetiva participação e mobilização social das pessoas com deficiência visual.
dc.description.abstractThe present work has as aim to analyze the school way of people with visual deficiency, from Basic Education till University. As a methodological election, it was employed the qualitative investigation approach, with documental and oral sources. As documental sources were utilized: legislation; international documents; national documents; official statistical data and theoretical references. Oral testimonies were developed based on thematic semi-structured interviews, trying to redeem the school processes experienced by deponents. Six adults, with visual deficiency, whether blind or with a low degree of visual acuity, literate through Braille spelling or an enlarged one, have taken part of this research with interviews. Data were organized and analyzed grounded on the following axes: teachers' formation oriented to Inclusive Education; pedagogical practices and daily school interactions; visual deficient student's literacy instruction - pedagogical resources, family's role and social interactions; mature life work and social participation. With this study, it was attempted to come to the analysis of social reality and contradictions there found, when are made some considerations about exclusion in regular national education, since this situation does not respect only to people with visual deficiency aside schooling processes. However, it was also discussed the existing conditions that led visual deficient people to come to complete their school trajectories and to participate in social life in mature age. The outcomes, analyzed with basis on voices very often silenced, show us that the biological factor does not constitute itself as a decisive one to conduct to the exclusion from schooling routes and mature life development. This study brings to light the necessity of public policies fulfillment pointed to teachers formation; improvements on the docent work conditions; accession to knowledge historically produced by mankind and actual participation and social mobilization of persons with visual deficiency.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjecttrajetórias escolares
dc.subjectpessoas com deficiência visual
dc.subjectpráticas pedagógicas
dc.subjectformação de professores
dc.subjecteducação inclusiva
dc.subjectschool trajectories
dc.subjectpeople with visual deficiency
dc.subjectpedagogical practices
dc.subjectteachers formation
dc.subjectinclusive education
dc.titleTrajetórias escolares de pessoas com deficiência visual: da educação básica ao ensino superior
dc.title.alternativeSchool trajectories of people with visual deficiency: from basic school to university
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes9547222077812839
puc.advisorLattes0803778280883949
puc.refereeBaumel, Roseli Cecília Rocha de Carvalho
puc.refereeAraujo, Elizabeth Adorno de
puc.refereeLattes7334547572121663
puc.refereeLattes4905266424159579
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples