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dc.contributor.advisorCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
dc.contributor.authorLodi, Ivana Guimarães
dc.date.accessioned2022-02-16T18:13:40Z
dc.date.available2022-02-16T18:13:40Z
dc.date.issued2005-11-18
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15403
dc.description.abstractEste trabalho vincula-se à linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores. Busca investigar o caminho percorrido e as práticas docentes, através de relatos orais, de 10 educadores do Instituto Superior do UNIARAXÁ Centro Universitário do Planalto de Araxá (MG), recuperando os diferentes sentidos e significados de sua auto-construção e de suas práticas pedagógicas na formação de futuros educadores. Optou-se pela pesquisa qualitativa e pela metodologia de História oral de vida, desafio para os historiadores que se propõem a utilizá-la. Foi valorizada a constituição sócio-histórica dos sujeitos, ponto fundamental para uma análise de caráter global, articulando o social e o individual na busca de entender a subjetividade humana. Mais importante do que escolher a técnica da entrevista, foi buscar a sensibilidade para compreender a expressão dos sujeitos entrevistados e sua representatividade no processo de auto-construção e de suas ações educativas. As trajetórias, sentidos e significados dos sujeitos pesquisados, revelaram que não se nasce professor, as pessoas tornam-se professores por uma série de fatos, vivências, convivências, que vão constituindo-as e instituindo-as. Tornamo-nos professores/educadores, e mesmo entre dúvidas, dificuldades e até mesmo realinhamento de rotas, a educação é vista como caminho de mudanças e uma das mediações para a transformação social.
dc.description.abstractThis work is linked to research line: University, staff and professors qualification. It looks into the paths taken and the practices carried out by ten educators from the Superior Institute- Uniaraxá - Centro Universitário do Planalto de Araxá (MG), restoring the different ways and the significance of self-construction and pedagogic practices in the qualification of future educators. The choice was for the qualitative research and for the methodology of oral History of life, a challenge for the historians who decide to use it. We highlighted the social-economic constitution of the subjects as an essential aspect in the search for the understanding of human subjectivity. More important than the interview technique was the search for the sensibility to comprehend the interviewees feelings and their importance in the process of self-construction as well as their educational actions. The paths taken, the ways and the meaning of the researched subjects revealed that people are not born teachers, but become teachers through several facts, life experiences, and sharing of experiences that constitute and institute them. People are teachers/professors and even in doubts, facing difficulties and re-arranging paths, education is seen as a means of change and one of the mediations for social transformation.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjecthistória de vida
dc.subjecteducação superior
dc.subjectpráticas pedagógicas
dc.subjecthistory of life
dc.subjectsuperior education
dc.subjectpedagogic practices
dc.titleUm olhar sobre os formadores de formadores do UNIARAXÁ: identidades e práticas
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes2928733474883886
puc.advisorLattes3883562938853685
puc.refereePinto, Ana Lúcia Guedes
puc.refereeCaiado, Katia Regina Moreno
puc.refereeLattes3520682067333415
puc.refereeLattes0803778280883949
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


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