Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPachane, Graziela Giusti
dc.contributor.authorOligurski, Eliana Maria
dc.date.accessioned2022-02-16T18:14:02Z
dc.date.available2022-02-16T18:14:02Z
dc.date.issued2009-02-09
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15405
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo verificar a possível articulação entre ensino e pesquisa na prática pedagógica do professor da educação básica. O estudo foi realizado em uma escola da Rede Municipal de Campinas-SP, com alunos e professores das séries iniciais do ensino fundamental, a partir da análise de documentos, como o Projeto Político Pedagógico da Escola, e de trabalhos produzidos pelos estudantes. Foram também realizadas entrevistas e questionários para análise das concepções de pesquisa destes professores e alunos. Os resultados apontam que é possível desenvolver na escola básica uma prática pedagógica que articule ensino e pesquisa, tornando esta última uma fonte catalizadora de desenvolvimento integral e intelectual dos alunos, bem como de integração entre escola e comunidade. Para tal, no entanto, é de fundamental importância que a escola, e o sistema educativo como um todo, ofereçam condições para que propostas como as analisadas no presente estudo possam ser efetivadas.
dc.description.abstractThis research aims to verify the possible link between teaching and research in teacher s work in basic education. The research was conducted in a Municipal Elementary School in the city of Campinas, with teachers and students of the first years of Elementary School. We analyzed documents, as the Pedagogical Project of the school and texts presented by students, and also interviewed students and teachers in order to clarify their conceptions of research. The results of this research point out that it is possible to develop a pedagogical practice in Elementary School articulating teaching and research, and taking research as a way to promote intellectual and integral development of students, as well as integration between school and its community. Nevertheless, to achieve this objective, it is necessary that the school, and the educational system as a whole, offer conditions for projects like the one exposed in this study to achieve success.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjecteducação básica
dc.subjectpesquisa educacional
dc.subjectensino e aprendizagem
dc.subjectbasic education
dc.subjecteducational research
dc.subjectlearning and teaching
dc.titleA possibilidade de incorporar a pesquisa na prática cotidiana do professor do ensino fundamental
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes6626395981757697
puc.advisorLattes4049705154151062
puc.refereeFiorentini, Dario
puc.refereeRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
puc.refereeLattes9244474518505985
puc.refereeLattes5277455644761315
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples